
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Janete Santa Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Petermann, Rafael | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20977 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110814 | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents a proposal for a teaching sequence for working with gender microconto in the final years of elementary school. The paper is based on the theories of Lopes-Rossi (2011), Rocha (2012) and Schneuwly and Dolz (2004) to discuss the Teaching Sequence. We present in this project initially a review of literature on speech genres, microcontos, literary practices in cyberspace. In the second phase there is the research methodology and discussion about results, from which the proposal sequence is drawn up, with a teaching plan for teacher and student materials. Finally, the third time there are the appendices: applied questionnaire, student materials and syllabus for the teacher are presented. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho visa apresentar uma proposta de sequência didática para o trabalho com gênero microconto nos anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho baseia-se nas teorias de Lopes-Rossi(2011), Rocha (2012) e Schneuwly e Dolz (2004) para discutir a Sequência Didática. Apresenta-se neste projeto inicialmente uma revisão de literatura sobre gêneros discursivos, microcontos, práticas literárias no ciberespaço. No segundo momento coloca-se a metodologia da pesquisa e a discussão dos resultados, a partir dos quais é elaborada a sequência proposta, contando com um plano de ensino para o professor e o material do aluno. Por fim, no terceiro momento são apresentados os apêndices com o questionário aplicados, material do aluno e plano de ensino para o professor. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Direitos: dc.rights | An error occurred on the license name. | - |
| Direitos: dc.rights | An error occurred getting the license - uri. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua materna - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Native language - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Produção de microcontos por alunos do ensino fundamental: da produção à divulgação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: