
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sá, Jéssica Patrícia Silva de | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Caroline Felema dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29765 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110813 | - |
| Descrição: dc.description | This article aims to investigate how the topic of mediation of literary reading is being approached, in the context of university libraries, within the scope of the Brazilian Congress of Library Science, Documentation and Information Science. As specific objectives, it was intended: to identify works on reading mediation in university libraries in the annuals of the 2017 and 2019 editions of CBBD; to analyze the reading mediation actions described in the identified works. To this end, a bibliographic surveywas carried out on the Portal of the Brazilian Federation of Associations of Librarians, Information Scientists and Institutions, which retrieved a total of 18 works on mediation of literary reading in university libraries. The works were analyzed both quantitatively and qualitatively. Through content analysis, three categories of analysis were listed: Children and young people, Bibliotherapy and Reading spaces. | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo objetiva averiguar como está sendo abordada a temática da mediação da leitura literária, no contexto das bibliotecas universitárias, no âmbito do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Como objetivos específicos, pretendeu-se: identificar trabalhos sobre mediação de leitura em bibliotecas universitárias nos anais das edições de 2017 e 2019 do CBBD; analisar as ações de mediação de leitura descritas nos trabalhos identificados. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico no Portal da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, que recuperou um total de 18 trabalhos sobre mediação de leitura literária em bibliotecas universitárias. Os trabalhos foram analisados tanto de modo quantitativo como qualitativo. Por meio da análise de conteúdo, elencou-se três categorias de análise: Público infanto-juvenil, Biblioterapia e Espaços de leitura. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Relação: dc.relation | Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação | - |
| Relação: dc.relation | https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/863/674 | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia - Congressos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic libraries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading promotion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Library science - Congresses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | - |
| Título: dc.title | Mediação de leitura no contexto das bibliotecas universitárias: análise dos anais do CBBD (2017-2019) | - |
| Título: dc.title | Reading mediation in the context of university libraries: analysis of the annuals of CBBD (2017-2019) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: