Tecnologia da informação como ferramenta de apoio a gestão do conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCandido, Roberto-
Autor(es): dc.creatorAssis, Érlei Geraldo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:17:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:17:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110738-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses the interaction between Information Technology and Communication and Knowledge Management, and strategic management tools and organizational performance, which through the transfer and sharing of information and the processes of communication used for knowledge to be disseminated, assimilated and used in the organization, generating competitive advantage. Through Knowledge Management can encourage people in organizations, and with that people generate information in order to take advantage of them. Though apparently Knowledge Management to be common in organizations, incorporation and transformation is not very clear for organizations. Knowledge management exercises a key factor in achieving organizational performance, however, there are few studies proving how Information and Communication Technology can help to make this factor is achieved. There is an interpretation that now uses tools of Information and Communication Technology with a competitive factor, imagining that they are using the same for Knowledge Management.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discute a interação entre Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento, sendo instrumentos de gestão estratégica e desempenho organizacional, que através da transferência e compartilhamento das informações, como os processos de comunicação utilizados para que o conhecimento seja difundido, assimilado e utilizado na organização, gerem a vantagem competitiva. Através da Gestão do Conhecimento é possível estimular as pessoas nas organizações, e com isso as pessoas geram informações para poderem usufruir delas. Apesar de aparentemente a Gestão do Conhecimento ser comum nas organizações, a incorporação e transformação não é muito clara para as organizações. A Gestão do Conhecimento exerce um fator fundamental para alcançar o desempenho organizacional, no entanto, existem poucos estudos comprovando como a Tecnologia da Informação e Comunicação pode auxiliar para que esse fator seja alcançado. Existe uma interpretação onde empresas utilizam ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação com fator de competitividade, imaginando que estão utilizando a mesma para Gestão do Conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Eletrônica-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication of technical information-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de Tecnologia da Informação e Comunicação-
Título: dc.titleTecnologia da informação como ferramenta de apoio a gestão do conhecimento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.