Virtualização de avatares humanos com sensor Kinect para aplicações em realidade virtual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJeronymo, Daniel Cavalcanti-
Autor(es): dc.contributorJeronymo, Daniel Cavalcanti-
Autor(es): dc.contributorSantos, Eduardo Pezutti Beletato dos-
Autor(es): dc.contributorEnsina, Leandro Augusto-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Maurício Zardo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Diego da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:17:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:17:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110735-
Descrição: dc.descriptionThe advent of virtual meetings, studies, work, conferences, debates, entertainment, and even physical activities in virtual environments is expected to grow in the future. The use of virtualized avatars allows for humanizing individuals in the digital world, making the present work a case study for reality virtualization and augmented reality. This work analyzes the utilization of a Kinect sensor for the construction and animation of a 3D virtual avatar with the ability to be incorporated into a virtual environment. The Kinect sensor is used to scan a human face and digitize it into a three-dimensional model. The 3D model is subsequently animated through facial capture by the Kinect sensor and interpretation of facial points of interest. Success has been achieved in digitally modeling the human face; however, the mesh created by the Kinect sensor lacks sufficient resolution for the construction of virtual bones used in animation. Therefore, a second high-definition model was used for animation.-
Descrição: dc.descriptionO advento de reuniões, estudos, trabalhos, conferências, debates, entretenimento e até ativida- des físicas em ambientes virtuais tende a crescer no futuro. Particularmente, o uso de avatares virtualizados permite humanizar o indivíduo no mundo digital, tornando o presente trabalho um estudo de caso para a virtualização da realidade e também da realidade aumentada. Neste trabalho é analisada a utilização de um sensor Kinect para a construção e animação de um avatar virtual 3D com a capacidade de incorporação em um ambiente virtual. O sensor Kinect é utilizado para escanear um rosto humano e digitalizá-lo num modelo tridimensional. O modelo 3D é posteriormente animado através da captura facial pelo sensor Kinect e interpretação dos pontos de interesse do rosto. Foi obtido sucesso em modelar o rosto humano digitalmente, todavia, a malha criada pelo sensor Kinect não possui resolução suficiente para construção dos ossos virtuais utilizados na animação, portanto foi utilizada um segundo modelo de alta definição para animação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectKinect (Controlador programável)-
Palavras-chave: dc.subjectAvatares (Realidade virtual)-
Palavras-chave: dc.subjectImagem tridimensional-
Palavras-chave: dc.subjectBlender (Programa de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação por computador-
Palavras-chave: dc.subjectKinect (Programmable controller)-
Palavras-chave: dc.subjectAvatars (Virtual reality)-
Palavras-chave: dc.subjectThree-dimensional-
Palavras-chave: dc.subjectimaging Blender (Computer file)-
Palavras-chave: dc.subjectComputer animation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titleVirtualização de avatares humanos com sensor Kinect para aplicações em realidade virtual-
Título: dc.titleVirtualization of human avatars with Kinect sensor for virtual reality applications-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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