Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jeronymo, Daniel Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | Jeronymo, Daniel Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eduardo Pezutti Beletato dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Ensina, Leandro Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Maurício Zardo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Diego da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:17:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:17:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110735 | - |
Descrição: dc.description | The advent of virtual meetings, studies, work, conferences, debates, entertainment, and even physical activities in virtual environments is expected to grow in the future. The use of virtualized avatars allows for humanizing individuals in the digital world, making the present work a case study for reality virtualization and augmented reality. This work analyzes the utilization of a Kinect sensor for the construction and animation of a 3D virtual avatar with the ability to be incorporated into a virtual environment. The Kinect sensor is used to scan a human face and digitize it into a three-dimensional model. The 3D model is subsequently animated through facial capture by the Kinect sensor and interpretation of facial points of interest. Success has been achieved in digitally modeling the human face; however, the mesh created by the Kinect sensor lacks sufficient resolution for the construction of virtual bones used in animation. Therefore, a second high-definition model was used for animation. | - |
Descrição: dc.description | O advento de reuniões, estudos, trabalhos, conferências, debates, entretenimento e até ativida- des físicas em ambientes virtuais tende a crescer no futuro. Particularmente, o uso de avatares virtualizados permite humanizar o indivíduo no mundo digital, tornando o presente trabalho um estudo de caso para a virtualização da realidade e também da realidade aumentada. Neste trabalho é analisada a utilização de um sensor Kinect para a construção e animação de um avatar virtual 3D com a capacidade de incorporação em um ambiente virtual. O sensor Kinect é utilizado para escanear um rosto humano e digitalizá-lo num modelo tridimensional. O modelo 3D é posteriormente animado através da captura facial pelo sensor Kinect e interpretação dos pontos de interesse do rosto. Foi obtido sucesso em modelar o rosto humano digitalmente, todavia, a malha criada pelo sensor Kinect não possui resolução suficiente para construção dos ossos virtuais utilizados na animação, portanto foi utilizada um segundo modelo de alta definição para animação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kinect (Controlador programável) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avatares (Realidade virtual) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem tridimensional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blender (Programa de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animação por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kinect (Programmable controller) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avatars (Virtual reality) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three-dimensional | - |
Palavras-chave: dc.subject | imaging Blender (Computer file) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer animation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Virtualização de avatares humanos com sensor Kinect para aplicações em realidade virtual | - |
Título: dc.title | Virtualization of human avatars with Kinect sensor for virtual reality applications | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: