Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Cléber Gimenez | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Cléber Gimenez | - |
Autor(es): dc.contributor | Nardi, Paulo Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Leonardo Norio Yamasaki | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:17:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:17:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36464 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110722 | - |
Descrição: dc.description | Creating a program is not a trivial task, as the software grows its complexity tends to increase, making it more susceptible to errors. Companies increasingly value better software quality. This quality is strongly linked to software testing, as it is responsible for validating and verifying the software. This work presents a notation for creating graphs from the functional requirements, allowing the visualization of the probable paths of execution of a software without knowing the source code, and the derivation of the test cases in the context of functional tests. Thus, the work aims to assist the tester in the generation of test cases, which will make it possible to reveal flaws in a program. A comparison with the partitioning criterion by equivalence classes was performed, showing that graphs can bring flexibility and assist in the validation of functional tests. But while graphs can help the tester, there are limitations, such as pollution of the graph can make it difficult to view the tests. Another example is the possibility of the tester interfering in the construction of the graphs, adding components that were not described in the system documentation. | - |
Descrição: dc.description | Criar um programa não é uma tarefa trivial, a medida em que o software cresce sua complexidade tende a aumentar, tornando-o mais suscetível a erros. As empresas cada vez mais prezam por melhor qualidade de software. Essa qualidade está fortemente vinculada ao teste de software, por ser responsável pela validação e verificação do software. Este trabalho apresenta uma notação para criação de grafos a partir dos requisitos funcionais, permitindo a visualização dos prováveis caminhos de execução de um software sem conhecer o código fonte, e a derivação dos casos de teste no contexto de testes funcionais. Desse modo, o trabalho visa auxiliar o testador na geração de casos de teste, que tornarão possível a revelação de falhas em um programa. Uma comparação com o critério particionamento por classes de equivalência foi realizada, mostrando que os grafos podem trazer flexibilidade e auxiliar na validação dos testes funcionais. Mas ao mesmo tempo que os grafos podem ajudar o testador, há limitações, como por exemplo, a poluição do grafo pode dificultar a visualização dos testes. Outro exemplo é a possibilidade do testador interferir na construção dos grafos, adicionando componentes que não estavam descritos na documentação do sistema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Software | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Testes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos grafos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise funcional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Testing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graph theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functional analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE | - |
Título: dc.title | Notação para testes funcionais orientados a grafos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: