A tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZago, Leandro-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Lovania Roehrig-
Autor(es): dc.contributorRuffini, Mirian-
Autor(es): dc.contributorZuffo, Darci-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Lovania Roehrig-
Autor(es): dc.contributorZago, Leandro-
Autor(es): dc.creatorDalagnol, Adriane Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:17:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:17:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30818-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110643-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to discuss the use of Information and Communication Technologies (ICT) as educational allies in the teaching-learning process of the English Language. The rapid technological-digital transformations that society has been going through make it necessary for teachers to keep up with them and, moreover, have the ability to use these instruments in classes as learning facilitators. To reflect on the importance of these elements in English language classes, conceptions by Motter (2013), Costa (2013), Moraes (1996), Paiva (2013), Moreira (2015) and Zbalza (2004) were used. From these perspectives, we sought to observe, analyze, and reflect through reflective diaries how the learning of students in a multigrade class at a rural school, in the southwest of Paraná, is impacted by the use of technological tools. Data were collected from September to October 2022 from classes in the 6th and 7th grade of elementary school in a rural school of Pato Branco. From this, we concluded that ICT can and should be present in the school context with the objective of (i) qualification as pedagogical practices, favoring teaching-learning process; and (ii) expand students' knowledge, making them able to use it in the most diverse interaction contexts, both digital and analog. However, it was also concluded that only using this type of instrument in the classroom is not enough to guarantee learning, especially when we are talking about less privileged classes and with particularities in terms of access to school and the internet.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem o propósito de discutir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como aliadas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. As rápidas transformações tecnológico-digitais pelas quais a sociedade tem passado fazem com que seja necessário que o docente as acompanhe e, mais, tenha habilidade de utilizar esses instrumentos nas aulas como facilitadores do aprendizado. Para refletir sobre a importância desses elementos nas aulas de Língua Inglesa, foram utilizadas concepções de Motter (2013), Costa (2013), Moraes (1996), Paiva (2013), Moreira (2015) e Zbalza (2004). A partir dessas perspectivas, buscou-se observar, analisar e refletir por meio de diários reflexivos como a aprendizagem de alunos de uma turma multisseriada de uma escola do campo, do sudoeste paranaense, é impactada ao se fazer uso de ferramentas tecnológicas. Os dados foram coletados nos meses de setembro a outubro de 2022 de turmas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental uma escola rural de Pato Branco. A partir disso, concluiu que as TIC podem e devem estar presentes no contexto escolar com o objetivo de (i) aperfeiçoar as práticas pedagógicas, favorecendo o ensino-aprendizagem; e (ii) ampliar o conhecimento de alunos, tornando-os aptos a utilizá-lo nos mais diversos contextos de interação, tanto digitais como analógicos. Entretanto, também se concluiu que somente a utilização desse tipo de instrumento em sala de aula não é suficiente para garantir a aprendizagem, especialmente quando falamos de turmas menos privilegiadas e com particularidades no que tange ao acesso à escola e à internet.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA tecnologia no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise por meio de diário reflexivo em uma turma multisseriada de uma escola do campo-
Título: dc.titleTechnology in english teaching and learning: an analysis through a reflective diary in a multi-grade class-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.