
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, José Hilário Delconte | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, José Hilário Delconte | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Biassi, Brendown Farias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:17:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:17:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22646 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110587 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo desse trabalho foi avaliar os estoques e frações da matéria orgânica do solo em SIPA-PD com consórcio entre gramínea e leguminosa na fase pastagem no Sul de Mato Grosso. O experimento iniciou em 2014,em Latossolo Vermelho distrófico, com o plantio da soja e após a colheita foi implantado os tratamentos: Panicum maximum cv. BRS Tamani consorciada com feijão caupí, P. maximum cv. BRS Tamani consorciada com feijão guandú e P. maximum cv. BRS Tamani cultivada solteira. Os consórcios apresentaram maiores incrementos de COT e principalmente de NT em profundidade em comparação aos cultivos solteiros. Nas camadas superficiais (0- 20cm), com destaque para o caupí que apresentou teores próximos a 50g Kg-1 de C. O IMC nos tratamentos consorciados apresentou resultados superiores a área de referência (cultivo solteiro), tendo como destaque o guandu com 690,25%. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Gestão Ambiental em Municípios | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Controle de estoque | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Solo rural - Uso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consórcios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inventory control | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Land use, Rural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consortia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | - |
| Título: dc.title | Frações e estoque da matéria orgânica do solo em sistemas integrados de produção agropecuária no sul de Mato Grosso | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: