Análise de acessibilidade em uma escola estadual no município de Mamborê - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSzpak, Wesley-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Vera Lúcia Barradas-
Autor(es): dc.contributorSantos, Eliana Fernandes dos-
Autor(es): dc.contributorVieira, Jucélia Kuchla-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Vera Lúcia Barradas-
Autor(es): dc.contributorSzpak, Wesley-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Elaine Grella-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:17:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:17:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31279-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110528-
Descrição: dc.descriptionAccessibility is, like education, a right guaranteed to every citizen of this country. In this way, ensuring the accessibility of school environments is more than a necessity, it is na obligation of the state towards the population. This work aimed to carry out a case study in the only high school in the municipality of Mamborê - PR. The study seeks to present an overview of the main needs of the school to adapt to the parameters required and suggested by NBR 9050, updated in 2020. The survey was carried out through views of the school and application of a checklist to identify critical points. The survey resulted in the need to adapt, mainly for the bathrooms and access ramps, in addition to the need to install signage in the school's premises.-
Descrição: dc.descriptionA acessibilidade é, assim como a educação, um direito garantido a todo cidadão deste país. Dessa forma garantir a acessibilidade de ambientes escolares é mais que uma necessidade é uma obrigação do estado para com a população. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso na única escola de ensino médio do município de Mamborê – PR. O estudo busca apresentar uma visão geral das principais necessidades de adequação do colégio aos parâmetros exigidos e sugeridos pela Norma Brasileira 9050, atualizada no ano de 2020. O levantamento foi realizado por meio de visitas no colégio e aplicação de um checklist para identificação de pontos críticos. O levantamento resultou na necessidade de adequação, principalmente, para os banheiros e rampas de acesso, além da necessidade de instalação de sinalização nas dependências do colégio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEdifícios públicos - Projeto de acessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)-
Palavras-chave: dc.subjectPublic buildings - Barrier-free design-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectStandards, Engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL-
Título: dc.titleAnálise de acessibilidade em uma escola estadual no município de Mamborê - PR-
Título: dc.titleAccessibility analysis in a state school in the municipality of Mamborê - PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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