Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Szpak, Wesley | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eliana Fernandes dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Jucélia Kuchla | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
Autor(es): dc.contributor | Szpak, Wesley | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Elaine Grella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:17:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:17:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31279 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110528 | - |
Descrição: dc.description | Accessibility is, like education, a right guaranteed to every citizen of this country. In this way, ensuring the accessibility of school environments is more than a necessity, it is na obligation of the state towards the population. This work aimed to carry out a case study in the only high school in the municipality of Mamborê - PR. The study seeks to present an overview of the main needs of the school to adapt to the parameters required and suggested by NBR 9050, updated in 2020. The survey was carried out through views of the school and application of a checklist to identify critical points. The survey resulted in the need to adapt, mainly for the bathrooms and access ramps, in addition to the need to install signage in the school's premises. | - |
Descrição: dc.description | A acessibilidade é, assim como a educação, um direito garantido a todo cidadão deste país. Dessa forma garantir a acessibilidade de ambientes escolares é mais que uma necessidade é uma obrigação do estado para com a população. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso na única escola de ensino médio do município de Mamborê – PR. O estudo busca apresentar uma visão geral das principais necessidades de adequação do colégio aos parâmetros exigidos e sugeridos pela Norma Brasileira 9050, atualizada no ano de 2020. O levantamento foi realizado por meio de visitas no colégio e aplicação de um checklist para identificação de pontos críticos. O levantamento resultou na necessidade de adequação, principalmente, para os banheiros e rampas de acesso, além da necessidade de instalação de sinalização nas dependências do colégio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public buildings - Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Standards, Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise de acessibilidade em uma escola estadual no município de Mamborê - PR | - |
Título: dc.title | Accessibility analysis in a state school in the municipality of Mamborê - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: