A representação da melancolia em Húmus, de Raul Brandão, Memórias do subsolo e Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Sidinei Eduardo-
Autor(es): dc.contributorBatista, Sidinei Eduardo-
Autor(es): dc.contributorFioruci, Wellington Ricardo-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcos Hidemi de-
Autor(es): dc.creatorTalau, Leonardo Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:17:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:17:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36205-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110525-
Descrição: dc.descriptionThe world went through a violent process of revolutions from the mid-nineteenth century onwards, which intensified dramatically in the twentieth century. This panorama of disjunction led humanity into two world wars of planetary proportions: the world wars of 1914 and 1939. Literature did not exempt itself from this painful environment of melancholy and sorrow among individuals. Based on the described scenario, this work aims to analyze the novel Húmus (1917), by the Portuguese writer Raul Brandão, in comparison with the works Notes from Underground (1864) and The Brothers Karamazov, (1880) by the Russian genius Fyodor Dostoevsky - following the theoretical scope of Comparative Literature. Therefore, we will investigate how melancholy was established as a connection between the works of Brandão and Dostoevsky, with the latter having a clear influence on the former.-
Descrição: dc.descriptionO mundo passou por um violento processo de revoluções a partir dos meados do século XIX, que se intensificaram vertiginosamente no século XX. Esse panorama de disjunção conduziu a humanidade a dois embates bélicos de proporções planetárias: as guerras mundiais de 1914 e 1939. A literatura não se isentou nesse ambiente doloroso de melancolia e pesar entre os indivíduos. Partindo do cenário descrito - este trabalho se propõe a analisar o romance Húmus (1917), do escritor português Raul Brandão, em comparação com as obras Memórias do Subsolo (1864) e Os Irmãos Karamázov (1880), do gênio russo Fiódor Dostoiévski - seguindo o escopo teórico da Literatura Comparada. Assim sendo, investigaremos como a melancolia se constituiu como conexão entre as obras de Brandão e Dostoiévski, sendo este tem uma clara incidência sobre aquele.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura comparada-
Palavras-chave: dc.subjectMelancolia na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectBrandão, Raul, 1867-1930-
Palavras-chave: dc.subjectDostoiévski, Fiódor, 1821-1881-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature, Comparative-
Palavras-chave: dc.subjectMelancolia na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA representação da melancolia em Húmus, de Raul Brandão, Memórias do subsolo e Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski-
Título: dc.titleThe representation of melancholy in Húmus, by Raul Brandão, Memories from the underground and The brothers Karamazov, by Fyodor Dostoevsky-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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