Desenvolvimento de uma aplicação gamificada para educação musical

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrittes, Marisangela Pacheco-
Autor(es): dc.contributorBorges, Simone de Sousa-
Autor(es): dc.contributorBeal, Franciele-
Autor(es): dc.contributorPegorini, Jéssica Iara-
Autor(es): dc.contributorBrittes, Marisangela Pacheco-
Autor(es): dc.creatorTakayama, Davi Gil Brito Vaz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:16:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:16:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36183-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110460-
Descrição: dc.descriptionMusic education offers various cognitive benefits, especially for children who dedicate themselves to studying the subject. However, the learning process presents significant challenges, with reading sheet music being one of the main obstacles leading to a high dropout rate. Considering this situation and the scarcity of tools that teach in a playful manner, this study discusses the development of a resource that assists in the initial learning of sheet music reading. The method employs gamification techniques to capture users’ interest and enhance learning effectiveness. The report outlines the theoretical foundations of music education and gamification, as well as describing how these concepts were applied in the software development. The document also includes details about project features, prototyping, architecture, flowcharts, and test scenarios, all carefully planned to ensure the quality of the final product.-
Descrição: dc.descriptionA educação musical oferece diversos benefícios cognitivos, especialmente para crianças que se dedicam ao estudo da matéria. Contudo, o processo de aprendizagem desta apresenta desafios significativos, sendo a leitura de partituras um dos principais obstáculos que levam a uma elevada taxa de desistência. Considerando essa situação e a escassez de ferramentas que ensinam de maneira lúdica, este estudo discorre sobre o desenvolvimento de um programa que auxilia no aprendizado inicial da leitura de partituras. O método emprega técnicas de gamificação para capturar o interesse dos usuários e aprimorar a eficácia do aprendizado. O relatório explora os fundamentos teóricos da educação musical e da gamificação, além de descrever a aplicação destes conceitos na elaboração do software. O documento também inclui detalhes sobre as funcionalidades do projeto, a prototipagem, a arquitetura, os fluxos e os cenários de teste, todos planejados para garantir a qualidade do produto final.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Software-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectComputer software - Development-
Palavras-chave: dc.subjectMusic - Instruction and study-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE-
Título: dc.titleDesenvolvimento de uma aplicação gamificada para educação musical-
Título: dc.titleDevelopment of a gamified application for musical education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.