
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
| Autor(es): dc.creator | Matias, Katia Palma | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21146 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110451 | - |
| Descrição: dc.description | Marked by exhaustive terminologies, the discipline of Biology can be considered one of the most instigating and deserving disciplines of attention or not proving attractive to students, often reflecting the way it is taught. Certainly, the proper use of the scientific language is essential, and it is necessary to transform knowledge through didactic transposition. By glimpsing the overcoming of traditional teaching, teaching resources can act as facilitators of teaching learning. This work aims to know the didactic resources used and considered more important by the teachers of Biological Sciences. Thus, through the application of a semi-structured questionnaire, it was possible to evaluate the relationship between the academic history of the teachers and the didactic resources applied by them in the classroom. In order to allow a more complete analysis, it is necessary to know the concepts of the teaching instruments and their reflexes in the teaching-learning process. Within this delineation, the needs and deficiencies for training of the teaching process are perceived, as well as the difficulties faced in education. | - |
| Descrição: dc.description | Marcada por terminologias exaustivas, a disciplina de Biologia pode ser considerada umas das disciplinas mais instigadoras e merecedoras de atenção ou não se revelar atrativa aos alunos, por muitas vezes reflexo da forma como é ensina. Certamente é imprescindível o uso apropriado da linguagem cientifica, sendo necessário a transformação dos saberes através da transposição didática. Vislumbrando a superação do ensino tradicional os recursos didáticos podem atuar como facilitadores do ensino aprendizagem. Este trabalho vê como objetivo conhecer os recursos didáticos utilizados e considerados mais importante pelos docentes de Ciências Biológicas. Para tanto, através da aplicação de um questionário semiestruturado, foi possível avaliar a relação do histórico acadêmico dos docentes e os recursos didáticos aplicados por eles em sala de aula. De modo a permitir uma analise mais completa, se faz necessário conhecer os conceitos dos instrumentos de ensino e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre a este delineamento, percebem-se as necessidades e deficiências para capacitação do processo de ensino, tanto quanto as dificuldades enfrentadas na educação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching – Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education – Curricula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
| Título: dc.title | Estudo de caso sobre a prática usual dos recursos educacionais empregados no ensino de biologia em uma escola estadual de Iporã - PR | - |
| Título: dc.title | Case study on the usual practice of educational resources employed in teaching biology at a state school in Iporã – PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: