
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.creator | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21792 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110446 | - |
| Descrição: dc.description | The use of a teaching resource as a pedagogical tool in a playful way makes learning more appreciated by the students. In this sense the didactic games emerge as an alternative, because they encourage teamwork and teacher - students interaction, providing opportunities for the development of rational ¬ CINIO and skills, as well as facilitating the learn-ing of concepts. Based on these concepts, it is intended to draw up an asset “super trunfo”, which is a card game in which the player will have all available information about the chemical element, can contribute significantly to the dissemination of knowledge about the periodic table. In order to study the profile of the students about their developments in the discipline of chemistry, noted the averages of the classes of 1st year in the respective discipline. Observing the behavior of different classes, determined by the removal of a sample of each class and applied the playful didactic method and thereby set up a comparative to its respective class. The use of playfulness through the game was the best known method demonstrated satisfactory results regarding the improvement in school performance. Showing that the assessment can not be centralized in a single method, but in a diversified manner and evaluate the student for their progress in all aspects and not only for his writing. | - |
| Descrição: dc.description | A utilização de um recurso didático como ferramenta pedagógica numa forma lúdica, torna a aprendizagem mais apreciada pelos alunos. Nesse sentido os jogos didáticos surgem como uma alternativa, pois incentivam o trabalho em equipe e a interação docente-discente; oportunizando o desenvolvimento de raciocínio e habilidades, assim como facilitando o aprendizado de conceitos. Partindo dessas concepções, pretendeu-se a elaboração de um “super trunfo”, que trata de um jogo de cartas em que o jogador terá disponível todas informações sobre o elemento químico, pode contribuir significativamente para a apropriação de conhecimentos sobre a tabela periódica. No intuito de estudar o perfil dos alunos quanto aos seus desenvolvimentos na disciplina de Química, observou-se as médias das turmas do 1ºAno na disciplina respectiva. Observando o comportamento das diferentes turmas, determinou-se a retirada de uma amostragem de cada turma e aplicou-se o método didático lúdico e assim estabeleceu-se um comparativo à sua turma respectiva. O uso do lúdico através do jogo, foi o método que mais demonstrou resultado satisfatório quanto à melhora no rendimento escolar. Mostrando que a avaliação não pode ser centralizada em um método único, mas sim de forma diversificada e avaliar o aluno pelo seu progresso em todos os aspectos e não somente pela sua escrita. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | Estudo sobre a aprendizagem lúdica da tabela periódica através do jogo super trunfo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: