Desenvolvimento de uma ferramenta para o auxílio ao ensino de computação gráfica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Claiton de-
Autor(es): dc.contributorSanches, Silvio Ricardo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Cléber Gimenez-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Claiton de-
Autor(es): dc.creatorArruda, Felipe Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:16:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:16:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110441-
Descrição: dc.descriptionComputer graphical is present in several areas of knowledge. Therefore, its content demands support materials, which aids in understanding its concepts. It is known that using different resources, such as animation, and audio, can contribute to a better understanding and teaching, among others. Virtual environments that use these resources have been used in different ways in teaching, as well as the present work that uses this method for the development of a tool that assists in the teaching of computer graphics. A graphics engine was used for the development, which is a software that integrates several features that facilitate the construction of the system. The application was divided between modules of interactive three-dimensional (3D) environments, which is how a user approaches the concepts of computer graphics.-
Descrição: dc.descriptionA computação gráfica está presente em diversas áreas do conhecimento, sendo assim, seu conteúdo demanda de materiais de apoio, os quais auxiliem no entendimento de seus conceitos. Sabe-se que o uso de diferentes recursos, como animação, áudio e entre outros podem contribuir para um melhor entendimento no ensino. Ambientes virtuais que fazem uso desses recursos vêm sendo usados de diferentes formas no ensino, assim o presente trabalho utilizará desse método para o desenvolvimento de uma ferramenta que auxilie no ensino de computação gráfica. Para o desenvolvimento foi utilizado um motor gráfico, sendo esse um software que integra diversas funcionalidades que facilitaram a construção do sistema. O aplicativo foi dividido entre módulos de ambientes tridimensionais (3D) interativos, os quais o usuário por meio de um processo exploratório tem a possibilidade de abordar os conceitos de computação gráfica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectComputação gráfica-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de computação interativos-
Palavras-chave: dc.subjectComputer graphics-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInteractive computer systems-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleDesenvolvimento de uma ferramenta para o auxílio ao ensino de computação gráfica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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