Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1548-5739 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Shimazaki, Elsa Midori | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2225-5667 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9372609347074339 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1548-5739 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, André Luiz Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0329-7762 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2042697909795467 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Maria Amelia | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8919-2330 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0316944549621648 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3313-1472 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 | - |
Autor(es): dc.creator | Noronha, Adriela Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30646 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110415 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Orientações para práticas pedagógicas inclusivas: o conceito de número no AEE para estudantes com deficiência intelectual: processos iniciais na perspectiva do ensino desenvolvimental | - |
Descrição: dc.description | This research analyzes the contributions to the development process of the theoretical thought of the number concept in students with intellectual disabilities resulting from the organization of mathematics teaching in the Specialized Education Service (AEE) based on the assumptions of the Theory of Developmental Teaching and the ElkoninDavídov System. Participated in the investigation of students diagnosed with intellectual disability who attended the AEE in a public school in the state of Santa Catarina in the early years of elementary education. A formative didactic experiment was developed during the sessions made available to the participating students, which took place in the opposite shift of their regular schooling. The meetings were filmed and transcribed, and later, the data were organized and analyzed from isolated facts, episodes, and scenes to indicate the development of mathematical conceptual thinking done by the participating students. The results show that the contributions in the development process of the theoretical thought of the number concept in students with intellectual disabilities occur as the organization of mathematics teaching in the AEE, based on the assumptions of the Elkonin-Davídov System, presents didactic principles of developmental teaching: the principle of education that develops, the scientific principle, the principle of activity and the principle of object character. These principles contribute to the development of the theoretical concept of numbers respectively with: the creation and consolidation of different levels of proximal development zones in students with intellectual disabilities; the formation of scientific concepts in the AEE; the performance of the study activity by students with intellectual disabilities; the interaction with mediating instruments that guide the performance of the task system. As a result of the research, a teaching material/book was produced that presents guidelines for inclusive pedagogical practices - The concept of number in the AEE for students with intellectual disabilities: initial processes from the perspective of Developmental Teaching. | - |
Descrição: dc.description | Nesta pesquisa analisam-se as contribuições no processo de desenvolvimento do pensamento teórico do conceito de número em estudantes com deficiência intelectual que são decorrentes da organização do ensino da matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE) fundamentado nos pressupostos da Teoria do Ensino Desenvolvimental e do Sistema Elkonin-Davídov. Participaram da investigação estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual que frequentam o AEE numa escola pública do estado de Santa Catarina dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolveu-se um experimento didático formativo durante os atendimentos disponibilizados aos estudantes participantes, que ocorreram em turno inverso à escolarização regular. Os encontros foram filmados e transcritos e, posteriormente, os dados foram organizados e analisados a partir de fatos isolados, episódios e cenas, para apontar indícios do desenvolvimento do pensamento conceitual matemático realizado pelos estudantes participantes. Os resultados demonstram que as contribuições no processo de desenvolvimento do pensamento teórico do conceito de número em estudantes com deficiência intelectual, ocorrem à medida que a organização do ensino da matemática no AEE, fundamentada nos pressupostos do Sistema Elkonin-Davídov apresenta princípios didáticos de um ensino desenvolvimental: princípio da educação que desenvolve, princípio científico, princípio da atividade e princípio do caráter objetal. Esses princípios contribuem no desenvolvimento do conceito teórico de número respectivamente com: a criação e consolidação de diferentes níveis de zonas de desenvolvimento proximal nos estudantes com deficiência intelectual; a formação de conceitos científicos no AEE; a realização da atividade de estudo pelos estudantes com deficiência intelectual; a interação com instrumentos mediadores que orientam na realização do sistema de tarefas. Como resultado da pesquisa foi produzido um material de ensino/livro que apresenta orientações para práticas pedagógicas inclusivas - O conceito de número no AEE para estudantes com deficiência intelectual: processos iniciais na perspectiva do Ensino Desenvolvimental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incapacidade intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stupidity | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Movimentos do pensamento matemático em estudantes com deficiência intelectual: contribuições do ensino desenvolvimental no AEE | - |
Título: dc.title | Movements of mathematical thinking in students with intellectual disabilities: contributions of developmental teaching in AEE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: