Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Begiato, Rodolfo Gotardi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2408-3528 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3178133850345111 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kitani, Patrícia Massae | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1557-6486 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3841002155823039 | - |
Autor(es): dc.contributor | Henni, Abdelmoubine Amar | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6411-6446 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2745843382864439 | - |
Autor(es): dc.contributor | Begiato, Rodolfo Gotardi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2408-3528 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3178133850345111 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gneri, Paula Olga | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6645-8618 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8775603192942436 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Claudia Oliveira de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35707 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110409 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to explore the intersection between Art and Mathematics through geometric transformations on the plane, using Luiz Sacilotto’s artworks as a reference to deepen this connection. Simultaneously, it seeks to integrate programming in GeoGebraScript, employing GeoGebra as a technological tool to reinterpret and create new artworks, expanding the understanding of mathematical concepts and the artistic creative process, while also serving as an excellent introduction to programming. The application of an educational resource, developed in digital book format, in regular Mathematics classes for the 2nd year of Ensino Médio (equivalent to High School in the Brazilian education sistem) presents challenges due to the limited time allotted in the curriculum. As an alternative, the creation of an interdisciplinary formative pathway is suggested, integrating Mathematics, Art, and Programming, aligned with the National Common Curricular Base (BNCC), with the objective of promoting an integrated learning of geometric transformations on the plane. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo principal explorar a interseção entre Arte e Matemática por meio de transformações geométricas no plano, utilizando as obras de Luiz Sacilotto como referência para aprofundar essa conexão. Paralelamente, busca integrar a programação em GeoGebraScript, empregando o GeoGebra como ferramenta tecnológica para reinterpretar e criar novas obras de arte, expandindo a compreensão de conceitos matemáticos e do processo criativo artístico além de ser uma excelente ferramenta para a introdução à programação. A aplicação de um recurso educacional, desenvolvido em formato de livro digital, nas aulas regulares de Matemática da 2ª série do Ensino Médio apresenta desafios devido ao tempo limitado previsto no planejamento curricular. Como alternativa, sugere-se a criação de um itinerário formativo interdisciplinar, que integre Matemática, Arte e Programação, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de promover um aprendizado integrado das transformações geométricas no plano. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática na arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra (Software) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sacilotto, 1924-2003 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics in art | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Matemática e GeoGebraScript na arte de Luiz Sacilotto: uma abordagem interdisciplinar | - |
Título: dc.title | Mathematics and GeoGebraScript in the art of Luiz Sacilotto: an interdisciplinary approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: