Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
Autor(es): dc.contributor | Carrero, Sérgio Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Piai, Angélica Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35815 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110400 | - |
Descrição: dc.description | The bibliographic review text emphasizes Early Childhood Education as an essential stage in the educational system, highlighting the growing attention given to the development and learning of children, reflecting a new perspective and appreciation of childhood in contemporary society. Grounded in the historical-cultural theory, this study seeks to understand aspects of child development, taking into account the influence of social interactions, culture, and experiences within and outside the school environment. Thus, it is observed that the teacher in Early Childhood Education plays a fundamental role in providing access to cultural heritage, as it propels child development. Through the conducted literature review, the study highlights opportune and intentional interventions by the teacher, involving more elaborate experiences to expand the child's cultural reference, enabling them to understand, appropriate, and reinterpret the external world. To achieve this, the teacher, attentive to the needs and abilities of the children, can use and provide a variety of resources that allow the child to act, explore, feel, and express themselves in progressively complex ways, promoting their development. | - |
Descrição: dc.description | O texto de revisão bibliográfica ressalta a Educação Infantil como etapa essencial do sistema educacional, destacando-se a crescente atenção dada ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, refletindo um novo olhar e valorização da infância na sociedade contemporânea. Este estudo, pautado na teoria histórico-cultural, busca compreender aspectos do desenvolvimento infantil, levando-se em consideração a influência das interações sociais, da cultura e das experiências vivenciadas no âmbito interno e externo do espaço escolar. Desta forma, observa-se que o professor, na Educação Infantil, tem papel fundamental ao possibilitar o acesso ao patrimônio cultural, pois impulsionará o desenvolvimento infantil. Por meio da pesquisa bibliográfica realizada, destaca as intervenções oportunas e intencionais por parte do professor, as quais envolvem experiências mais elaboradas, a fim de ampliar sua referência cultural, para que a criança conheça, aproprie e ressignifique o mundo exterior. Para isso, o professor, atento às necessidades e capacidades das crianças, pode utilizar e oferecer uma variedade de recursos que possibilitam à criança agir, explorar, sentir, e expressar-se de maneira progressivamente complexa, promovendo o seu desenvolvimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças – Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative activities and seat work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Reflexões acerca da prática docente: ampliando as possibilidades de mediação na educação infantil | - |
Título: dc.title | Reflections on teaching practice: expanding the possibilities of mediation in early childhood education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: