Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fontes, Adriana da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontes, Adriana da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0085-502 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Marco Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2989-619X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5078954333145104 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Oscar Rodrigues dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0987-1465 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3450355380659938 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Ricardo Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7540-6601 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://http://lattes.cnpq.br/2810356882434338 | - |
Autor(es): dc.contributor | Schwerz, Roseli Constantino | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5507-3117 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 | - |
Autor(es): dc.creator | Sabino, Ana Claudia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30480 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110396 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Tópicos de astronomia para o ensino médio | - |
Descrição: dc.description | This work describes the application of a Didactic Sequence for Teaching Astronomy in High School, in a public school in the northwest of Parana. The elaborated product is composed of a didactic sequence, divided into modules, which cover several astronomy subjects, considering that the National Common Curricular Base (BNCC), in the area of Natural Sciences, proposes for High School, the approach of themes related to the Universe, Cosmos and Earth. Through this research, we seek to present a possibility of inserting the Astronomy contents proposed in the BNCC, exploring the conceptual, procedural and attitudinal contents, taking into account the previous knowledge brought by the students, aiming to make the study of Astronomy concepts more accessible, contributing to the scientific literacy of students, in addition to assisting teaching work. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho é descrita a aplicação de uma Sequência Didática para o Ensino de Astronomia no Ensino Médio, em uma escola da Rede Pública de Ensino, do noroeste do Paraná. O produto elaborado é composto por uma sequência didática, dividida em módulos, que contemplam diversos assuntos de Astronomia, tendo em vista que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da área de Ciências da Natureza, propõe para Ensino Médio, a abordagem de temáticas relacionadas ao Universo, Cosmo e Terra. Por meio dessa pesquisa, busca-se apresentar uma possibilidade de se inserir os conteúdos de Astronomia propostos na BNCC, explorando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, levando em consideração os conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes, objetivando tornar o estudo de conceitos de Astronomia mais acessíveis contribuindo para uma alfabetização científica dos discentes, além de auxiliar trabalho docente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Estudo de uma proposta de sequência didática para o ensino de astronomia no ensino médio | - |
Título: dc.title | Study of a teaching sequence proposal for the teaching of astronomy in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: