Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zarelli, Paula Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0279-6933 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3728369712114321 | - |
Autor(es): dc.contributor | Forgiarini, Deivid Ilecki | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-4873-2329 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0489731902548576 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rados, Gregório Jean Varvakis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2576-4835 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1457314328660305 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Lindomar Subtil de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5047-4437 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3934480611430936 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Marco Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8405-844X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3451649375977152 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zarelli, Paula Regina Zarelli | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0279-6933 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3728369712114321 | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Sandir Leonardo Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36259 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110366 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Modelo de avaliação qualitativa de ideias aplicado à inovação em instituições públicas | - |
Descrição: dc.description | This dissertation investigates how knowledge management practices, focusing on a structured model for recording and qualifying ideas, can drive innovation in the public sector. The study uses a qualitative approach, with documentary analysis and data categorization, to understand the role of idea banks in capturing and implementing proposals aligned with organizational strategic goals. Through the integrated analysis of internal and external records, covering institutional and public perspectives on innovation, with a focus on thematic and temporal patterns that connect internal practices and external communication. The results show that the proposed model promotes operational efficiency, organizational learning, and cultural transformation despite challenges such as organizational resistance and interdepartmental integration. The research contributes theoretically by integrating the concept of "idea curation" into knowledge management models and offers a practical framework for public organizations, standing out for its ability to engage employees and measure impacts across different time horizons. Finally, the study suggests solutions such as the inclusion of a scoring structure for ideas with potential for innovation, training of the management group, and adoption of robust metrics, consolidating the Bank of Ideas as a catalyst for sustainable innovation. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação investiga como práticas de gestão do conhecimento, com foco em um modelo estruturado de registro e qualificação de ideias, podem impulsionar a inovação no setor público. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, com análise documental e categorização de dados, para compreender o papel dos bancos de ideias na captação e implementação de propostas alinhadas às metas estratégicas organizacionais. Através da análise integrada de registros internos e externos, abrangendo perspectivas institucionais e públicas sobre inovação, com foco em padrões temáticos e temporais que conectam práticas internas e comunicação externa. Os resultados evidenciam que o modelo proposto promove eficiência operacional, aprendizado organizacional e transformação cultural, apesar de desafios como resistência organizacional e integração interdepartamental. A pesquisa contribui teoricamente ao integrar o conceito de "curadoria de ideias" aos modelos de gestão do conhecimento e oferece um framework prático para organizações públicas, destacando-se pela capacidade de engajar colaboradores e mensurar impactos em diferentes horizontes temporais. Por fim, o estudo sugere soluções como a inclusão de uma estrutura de pontuação para ideias com potencial para inovação, capacitação do grupo gestor e adoção de métricas robustas, consolidando o Banco de Ideias como catalisador de inovação sustentável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curadoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de sugestões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curatorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suggestion Systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational change | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração Pública | - |
Título: dc.title | Inovação organizacional sob a ótica da gestão do conhecimento: uma análise qualitativa de um banco de ideias como impulsionador da mudança | - |
Título: dc.title | Organizational innovation from knowledge management perspective: a qualitative analysis of an ideas bank as a driver of change | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: