Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6716-3635 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3984024867334867 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6716-3635 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3984024867334867 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araman, Eliane Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 | - |
Autor(es): dc.contributor | Teodoro, Flavia Pollyany | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6535-0296 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2953276714974358 | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Antonella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33297 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110296 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Atividades de modelagem matemática com ludicidade: sugestões para o ensino fundamental | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to investigate how mathematical modelling activities can be developed in elementary school in order to be characterized as ludic activities. For this, three mathematical modelling activities were developed, of which two were analyzed in this research report. These activities were developed with three sixth grade classes, with students aged 11 and 12, from a state school in northern Paraná. For data production, we used a camcorder, audio recorders, the teacher-researcher’s field diary and the written records produced by the students were collected. For research development, we based on a qualitative approach, which guided the elaboration, development and analysis of modelling activities. For the analysis, we searched the data for aspects that would provide evidence of the development of ludicity, according to the theoretical framework defined from bibliographic studies, that indicates three characteristics for the development of ludicity: (i) the pedagogical intentionality; (ii) the environment; and (iii) the subject. From the analyses, we observed the potential of mathematical modelling activities to be configured as ludic activities for students, since they work with themes concerning their interests, promote a learning environment that differs from what they are used to, provide a collaborative work and, particularly in the context of Elementary School, provide opportunities for the confection and/or manipulation of materials that can help in the understanding and mathematical approach to the problem situation. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo investigar como atividades de modelagem matemática podem ser desenvolvidas no Ensino Fundamental de modo a serem caracterizadas como atividades lúdicas. Para isso, foram desenvolvidas três atividades de modelagem matemática, das quais duas foram analisadas neste relatório de pesquisa. Essas atividades foram desenvolvidas com três turmas de sextos anos, com alunos de 11 e 12 anos, de uma escola estadual do norte do Paraná. Para a produção dos dados, utilizamos uma filmadora, gravadores de áudio, diário de campo da professora-pesquisadora e foram recolhidos os registros escritos produzidos pelos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa, nos pautamos em uma abordagem qualitativa, que orientou a elaboração, o desenvolvimento e a análise das atividades de modelagem. Para as análises, buscamos nos dados aspectos que fornecessem indícios do desenvolvimento de ludicidade, conforme quadro teórico definido a partir de estudos bibliográficos, que indica três características para o desenvolvimento da ludicidade: (i) a intencionalidade pedagógica; (ii) o ambiente; e (iii) o sujeito. A partir das análises, observamos o potencial de atividades de modelagem matemática em se configurarem como atividades lúdicas para os alunos, uma vez que trabalham com temáticas concernentes ao interesse deles, promovem um ambiente de aprendizagem que se difere do qual estão habituados, proporcionam um trabalho colaborativo e, particularmente no contexto do Ensino Fundamental, oportunizam a confecção e/ou manipulação de materiais que podem auxiliar no entendimento e na abordagem matemática da situação-problema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino Fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative activities and seat work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics (Fundamental educativon) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Atividades de modelagem matemática no ensino fundamental: um olhar para a ludicidade | - |
Título: dc.title | Mathematical modelling activities in elementary school: a look at ludicity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: