Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romero, Adriano Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8369-501X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9305249774964216 | - |
Autor(es): dc.contributor | Romero, Adriano Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8369-501X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9305249774964216 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Daniela Macedo de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8018-3163 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8290411245922793 | - |
Autor(es): dc.contributor | Consolin, Marcilene Ferrari Barriquello | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5499-2701 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3028205116451785 | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Edna Aparecida Firmiano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36909 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110279 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Sequência didática águas na cidade de Campo Mourão/PR: um olhar para o Rio do Campo | - |
Descrição: dc.description | This study aims to develop a teaching material entitled “Waters in the city of Campo Mourão, Paraná”, from the perspective of Critical Environmental Education, to support educational actions aimed at the initial years of Elementary School in municipal public schools in Campo Mourão, Paraná. The research is part of the extension project “Rachel Carson Science Clubs: Critical Environmental Education through socio-environmental themes”, implemented in municipal schools in Campo Mourão. The work is justified by the scarcity of contextualized teaching materials that address water resources and their relevance for the formation of a critical environmental awareness. The methodology adopted included a systematic review on Education for Water Resources in Brazil, analysis of official documents that address the topic and the elaboration of a teaching sequence focused on teaching water resources to students in the 5th grade of Elementary School I. The material developed is aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs), especially SDG 4 (Quality Education) and SDG 6 (Clean Water and Sanitation). The results highlight the importance of integrating pedagogical practices that promote critical thinking and socio-environmental understanding among students, encouraging the conscious and sustainable use of water resources. The research contributes to strengthening critical Environmental Education in the school curriculum and offers a replicable teaching model that can be adapted to different educational contexts. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo desenvolver um material didático intitulado Águas na cidade de Campo Mourão/PR: Um olhar para o Rio do Campo, sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica, para apoiar ações educativas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de Campo Mourão, Paraná. A pesquisa se insere no âmbito do projeto de extensão “Clubes de Ciências Rachel Carson: Educação Ambiental Crítica por meio de temas socioambientais”, implementado em escolas municipais de Campo Mourão. O trabalho se justifica pela escassez de materiais didáticos contextualizados que abordem os recursos hídricos e sua relevância para a formação de uma consciência ambiental crítica. A metodologia adotada incluiu uma revisão sistemática sobre a Educação para os Recursos Hídricos no Brasil, análise de documentos oficiais que tratam do tema e a elaboração de uma sequência didática voltada ao ensino de recursos hídricos para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I. O material desenvolvido está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 6 (Água Potável e Saneamento). Os resultados destacam a importância de integrar práticas pedagógicas que promovam o pensamento crítico e a compreensão socioambiental dos alunos, incentivando o uso consciente e sustentável dos recursos hídricos. A pesquisa contribui para o fortalecimento da Educação Ambiental Crítica no currículo escolar e oferece um modelo replicável de ensino que pode ser adaptado a diferentes contextos educacionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de recursos hídricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water resources development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | Educação ambiental crítica na educação básica: um olhar para os recursos hídricos no município de Campo Mourão, Paraná | - |
Título: dc.title | Critical environmental education in basic education: a look at water resources in the municipality of Campo Mourão, Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: