Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6754-7057 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0887238451552545 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6754-7057 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0887238451552545 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Leandro Herculano da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2374-6521 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5350749822007916 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcante, Marisa Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2526-8711 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7224775081434545 | - |
Autor(es): dc.creator | Iberss, Patrick | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110263 | - |
Descrição: dc.description | There are several ways in which teachers can take advantage of the technologies available today to solve, at least partially, the difficulties encountered in teaching, especially the challenges in physics teaching. Several studies demonstrate the need to use technological resources in the classroom, since they are present in students' lives. This work presents the elaboration of a collection of videos on the use of video analysis for the teaching of mechanics content in Basic Education, the application of the collection of videos in the format of a workshop with an emphasis on teacher training and the analysis of the application of the material in Physics teaching. To verify the applicability of the Tracker software in the classroom, we held a workshop with teachers and undergraduate students in which we demonstrated how to use the software, the available resources, and some experiments that can be studied by video analysis. After the workshop, the participants reported their experience with the software and its possible application in physics classes. It can be noted the acceptance of the participants regarding the use of Tracker in the classroom and positive comments related to the videos produced. The collection of videos created and used in the workshop was made available on a specific channel on a video platform so that a greater number of interested students and teachers can be reached. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | São diversas as formas com que os docentes podem usufruir das tecnologias disponíveis hoje para sanar, ao menos parcialmente, as dificuldades encontradas no ensino, em especial os desafios no ensino de Física. Diversos estudos demonstram a necessidade de utilizar recursos tecnológicos em sala de aula, uma vez que estão presentes na vida dos estudantes. Neste trabalho é apresentado a elaboração de uma coletânea de vídeos sobre o uso da videoanálise para o ensino do conteúdo de mecânica na Educação Básica, a aplicação da coletânea de vídeos no formato de uma oficina com ênfase na formação do docente e a análise da aplicação do material no ensino de Física. Com intuito de verificar a aplicabilidade do software Tracker em sala de aula, realizamos uma oficina com docentes e estudantes de licenciatura no qual demonstramos como utilizar o software, os recursos disponíveis e alguns experimentos que podem ser estudados por videoanálise. Após a oficina os participantes relataram como foi a experiencia com o software e sua possível aplicação nas aulas de física no Ensino Médio. Pode-se notar a aceitação dos participantes quanto a utilização do Tracker em sala de aula e comentários positivos relacionadas aos vídeos produzidos. A coletânea de vídeos elaborada e utilizada na oficina foi disponibilizada em um canal específico em plataforma de vídeos para que assim seja alcançado um maior número de discentes e docentes interessados em utilizar a videoanálise para o estudo experimental do movimento dos corpos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física/Ensino de Física | - |
Título: dc.title | Videoanálise no ensino de mecânica: coletânea de vídeos para formação docente continuada | - |
Título: dc.title | Video analysis in mechanics education: collection of videos for continuing teacher education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: