Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wellton Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wellton Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Hotz, Celso | - |
Autor(es): dc.contributor | Franciscon, Eduardo Alexandre | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Jean Carlos Heuert | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110260 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents the creation of an interactive web platform as support material for teaching financial education, based on the method known as the 52-Week Challenge. It is justified by the widespread lack of financial education content in schools, which compromises the formation of financially aware citizens. The main objective was to develop an accessible, playful and pedagogical digital platform to assist teachers in pproaching the topic in the classroom. The methodology used was based on the qualitative approach, with descriptive and exploratory research, supported by a bibliographic review and the use of the Lean Startup methodology. The resource created was a landing page designed with the Canva tool, containing information about financial education, how the challenge works, pedagogical objectives, suggestions for practical application and links to complementary tools. The results indicate that the platform can be a significant ally in the teaching/learning process, by making the content more accessible, visual and interactive, promoting greater student engagement. The conclusion highlights that technology, when combined with practical and progressive methodologies, such as the 52-Week Challenge, is an effective alternative for implementing financial education in schools, contributing to the development of individuals prepared for the economic challenges of everyday life. The proposal is viable, low-cost, and can be replicated in different educational contexts. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta a criação de uma plataforma web interativa como material de apoio para o ensino de educação financeira, com base no método conhecido como Desafio 52 Semanas. Justifica-se pela ausência generalizada de conteúdos de educação financeira nas escolas, o que compromete a formação de cidadãos conscientes financeiramente. O objetivo principal foi desenvolver uma plataforma digital acessível, lúdica e pedagógica que auxilie professores na abordagem do tema em sala de aula. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, com pesquisa descritiva e exploratória, apoiada em revisão bibliográfica e no uso da metodologia Lean Startup. O recurso criado foi uma landing page elaborada com a ferramenta Canva, contendo informações sobre educação financeira, o funcionamento do desafio, objetivos pedagógicos, sugestões de aplicação prática e links para ferramentas complementares. Os resultados indicam que a plataforma pode ser uma aliada significativa no processo de ensino/aprendizagem, ao tornar o conteúdo mais acessível, visual e interativo, promovendo maior engajamento dos alunos. A conclusão destaca que a tecnologia, quando aliada a metodologias práticas e progressivas, como o Desafio 52 Semanas, é uma alternativa eficaz para aplicar a educação financeira nas escolas, contribuindo para a formação de indivíduos preparados para os desafios econômicos do cotidiano. A proposta é viável, de baixo custo, e pode ser replicada em diferentes contextos educacionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Criação de um material de apoio no ensino da educação financeira com base no desafio 52 semanas | - |
Título: dc.title | Creation of support material for teaching financial education based on the 52 week challenge | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: