
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rosa, Vanderley Flor da | - |
| Autor(es): dc.creator | Radenti, Debora Graciela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:16:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:16:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1394 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110224 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha: Leitura instrumental de notícia digital em espanhol para pessoas com DV | - |
| Descrição: dc.description | The pedagogical work with visually impaired people (VIP) who intend to enroll in higher education is a very complex task. In this context, the teacher should make efforts in multiple directions to adapt the process of teaching and learning, making it meaningful and thus more effective. This research aims to offer these teachers theoretical and practical subsidies that assist in teaching practice and lead to an increased use of the Braille system and assistive technological and digital resources in the preparation of teaching materials. This core objective unfolds in the following specific objectives: (i) developing linguistic and discursive skills in students with visual impairment that will go through selection processes for entrance into universities; (ii) reflecting on the importance of digital literacy and the use of digital genres as teaching tools, interconnected to the social sphere, as auxiliary of the inclusive process of students; (iii) demonstrating the use of the Internet and digital assistive technologies as aids in the educational process of students with visual impairments. For achieving these goals, in the theoretical basis, there are principles and procedures of the virtual genre theory, on the slope of socio-discursive interactionism, and concepts and procedures inherent to the development of reading comprehension in a foreign language. The proposed activity is made up of a composite didactic sequence of digital news reading and content on Spanish for specific purposes, transcribed into Braille and / or with the use of assistive technologies, to solve the selection process tests. The application resulted in a better content understanding by students, more interest in reading and in the content, making clear the teachers´ need for knowledge, the didactic and pedagogical needs of people with visual impairment (VI) and a didactic and pedagogical approach regarding the development of a proficient student / reader. The study is justified by the scarcity of digitalized Braille materials that meet the need for instrumentalization of Spanish language selective exams, as well as the need to contribute to researches in this area. | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho pedagógico com pessoas com deficiência visual (DV) que pretendem ingressar no ensino universitário é uma tarefa bastante complexa. Nesse contexto, o professor deve realizar esforços em múltiplas direções para adequar o processo de ensino-aprendizagem, torná-lo significativo e, assim, mais eficaz. Esta pesquisa tem o propósito de oferecer a esse professor subsídios teóricos e práticos que o auxiliem na prática pedagógica e levem a uma maior utilização do Sistema Braille e de recursos tecnológicos assistivos e digitais na preparação de materiais didáticos. Esse objetivo central desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: (i) Desenvolver habilidades linguístico-discursivas em alunos com deficiência visual que vão prestar processos seletivos para ingresso em universidades; (ii) refletir sobre a importância do letramento digital e do uso de gêneros textuais digitais como ferramentas pedagógicas, interligadas à esfera social, como auxiliares do processo inclusivo dos alunos; (iii) Demonstrar o uso da Internet e de tecnologias assistivas digitais como auxiliares no processo educacional do aluno com deficiência visual. Para atingir esses objetivos, na base teórica, estão princípios e procedimentos da teoria dos gêneros textuais virtuais, na vertente do interacionismo sociodiscursivo, e conceitos e procedimentos inerentes ao desenvolvimento da compreensão leitora em língua estrangeira. A atividade proposta constitui-se de uma sequência didática composta de leitura de notícias digitais e de conteúdo sobre o espanhol para fins específicos, transcritas em Braille e/ou com a utilização de tecnologias assistivas, para a resolução das provas de processos seletivos. A aplicação resultou em uma melhor apreensão do conteúdo e mais interesse pela leitura e pelos conteúdos por parte dos alunos e deixou clara a necessidade de conhecimento, por parte do professor, das necessidades didático-pedagógicas da pessoa com deficiência visual (DV) e de uma postura didático-pedagógica com vistas ao desenvolvimento de um aluno/leitor proficiente. O estudo justifica-se pela escassez de materiais em Braille e digitalizados que atendam a necessidade de instrumentalização de exames seletivos em língua espanhola, bem como pela necessidade de contribuir para as pesquisas nessa área. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficientes visuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Spanish language - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | People with visual disabilities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
| Título: dc.title | Sequência didática na língua espanhola no atendimento educacional ao aluno com deficiência visual: preparação para exames seletivos para acesso ao ensino superior | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: