Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hoss, Osni | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Jeferson Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:15:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:15:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110211 | - |
Descrição: dc.description | The quickness of the technological improvements causes several social changes, starting with the way people relate to each other, through the way they produce what leads organizations to the “incorporation of new models, methods, techniques, instruments, attitudes and behaviors needed in order to achieve changes, innovations, and to the healthy and competitive survival on the market.” (Faculdades Bom Jesus, p 1, 2002). In this scenario, the SPED (Sistema Público de Escrituração Digital – Public Digital Bookkeeping System) is born, established by the Decree n° 6.022/07 as part of the Federal Government Growth Acceleration Program (PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), seeking, through computerization, approximate the relationship between taxpayers and the tax collection office. This article shows, on a synthetic way, the main characteristics of SPED, for this purpose, concepts, description, appliance, and characteristics of the program are discussed, and the impact caused on a medium-size company when SPED is implanted is analyzed through the case study. It is likely that this approach will support the academic community, and the ones who are likely to reinforce the study acquired about SPED. | - |
Descrição: dc.description | A velocidade dos avanços tecnológicos provoca diversas alterações sociais, desde a maneira como as pessoas se relacionam quanto à forma como produzem o que leva as organizações à “incorporação de novos modelos, métodos, técnicas, instrumentos, atitudes e comportamentos necessários a mudanças, inovações e à sobrevivência sadia e competitiva no mercado.” (Faculdades Bom Jesus, p 1, 2002). Nesse cenário, nasce o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), instituído pelo Decreto nº 6.022/07 como parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010), buscando, através da informatização, aproximar a relação entre contribuintes e fisco. O presente artigo apresenta, de forma sintética, as principais características do SPED, para esse efeito, são abordados conceitos, descrição, aplicação e características do programa e através do estudo de caso é analisado o impacto causado em uma média empresa quando o SPED é implantado. Pensa-se que esta abordagem constituirá um apoio a comunidade acadêmica, e para aqueles que pretendam reforçar o estudo adquirido em SPED. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrituração contábil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de recuperação da informação - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bookkeping | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accounting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information storage and retrieval systems - Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Contábil e Financeira | - |
Título: dc.title | SPED contábil e fiscal: estudo de caso sobre os benefícios do SPED contábil e fiscal em uma distribuidora de alimentos de médio porte | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: