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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Helyane Bronoski | - |
Autor(es): dc.contributor | Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi | - |
Autor(es): dc.creator | Hashimoto, Lukas Kenji Miazaki | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:15:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:15:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110209 | - |
Descrição: dc.description | Contextualize software refactoring. This work refactored the source code of a serious game called Eco-Man, developed in the extension project at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR). The game was designed to raise awareness among children about the importance of ocean conservation, addressing environmental issues in a playful and interactive way. The methodology applied for refactoring included the creation of unit tests to ensure the continued functionality of the game after modifications, as well as detailed comparison of the code before and after refactoring. Source code refactoring sought to improve the maintainability and readability of the software, making it more readable, modular and easier to maintain, without changing its external behavior. To provide this improvement, common problems in software projects were identified and corrected, such as code duplication, inefficiency and lack of modularity. Additionally, refactoring contributed to reducing maintenance costs and increased the software's ability to adapt to new technological and market demands. The work also discusses the importance of maintaining a well-structured code and suggests future directions for the game's evolution, including the introduction of new features and carrying out usability studies in real educational environments. | - |
Descrição: dc.description | Contextualizar refatoração de software. Este trabalho refatorou o código-fonte de um jogo sério denominado Eco-Man, desenvolvido no projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O jogo foi projetado para conscientizar o público infantil sobre a importância da conservação dos oceanos, abordando questões ambientais de forma lúdica e interativa. A metodologia aplicada para a refatoração incluiu a criação de testes unitários para garantir a funcionalidade contínua do jogo após as modificações, bem como a comparação detalhada do código antes e depois da refatoração. A refatoração do código-fonte buscou melhorar a manutenibilidade e legibilidade do software, tornando-o mais legível, modular e fácil de manter, sem alterar seu comportamento externo. Para proporcionar essa melhora, foram identificados e corrigidos problemas comuns em projetos de software, como duplicidade de código, ineficiência e falta de modularidade. Adicionalmente, a refatoração contribuiu para a redução dos custos de manutenção e aumentou a capacidade do software de se adaptar a novas exigências tecnológicas e de mercado. O trabalho também discute a importância de manter um código bem estruturado e sugere direções futuras para a evolução do jogo, incluindo a introdução de novas funcionalidades e a realização de estudos de usabilidade em ambientes educacionais reais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Refatoração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Manutenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software refactoring | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software maintenance | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Refatoração de código em jogos sérios: um estudo de caso no jogo Eco-Man | - |
Título: dc.title | Code refactoring in Serious Games: a case study in game Eco-Man | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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