Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mazzarotto Filho, Marco André | - |
Autor(es): dc.contributor | Mazzarotto Filho, Marco André | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Cayley | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Fabíola Aparecida Prestes de | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Beatrys da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Jhony Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:15:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:15:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29507 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110195 | - |
Descrição: dc.description | The beginning of communication for deaf children is a challenge, as deaf people have to learn two languages, the Brazilian Sign Language – “Libras” and Brazilian written Portuguese. Children begin to develop gestures from an early age and as soon as they enter a Libras teaching institution, they adapt from the gesture to the correct signs of Libras. According to the “MEC” it is important that deaf children start contacting Libras as early as possible. At this time it is possible that digital technologies are used to assist in this task. Currently, teaching is part of technology, and for this reason, an application prototype will be developed for deaf children, with the objective of stimulating communication through learning Libras, from the beginning, instead of just gestures, thus helping them with their communication in society. The purpose of this application is to address the alphabet, numbers, family, food and animals (basic signs of everyday life) for children, making them able to better understand things from a young age and be able to communicate from an early age. | - |
Descrição: dc.description | O início da comunicação para as crianças surdas é um desafio, pois as pessoas surdas têm que aprender duas línguas, a Língua Brasileira de Sinais – “Libras” e o português brasileiro escrito. As crianças começam a desenvolver desde cedo os gestos e logo que entram em uma instituição de ensino de Libras vão se adaptando do gesto para os sinais corretos de Libras. De acordo com o “MEC” é importante que as crianças surdas iniciem o contato com a Libras o mais cedo possível. Neste momento é possível que as tecnologias digitais sejam utilizadas para auxiliar nesta tarefa. Atualmente, ensinar faz parte da tecnologia, e por esse motivo, será desenvolvido um protótipo de aplicativo para crianças surdas, com o objetivo de estimular a comunicação através da aprendizagem da Libras, desde o início, em vez de apenas gestos, assim, auxiliando-os com sua comunicação na sociedade. O propósito deste aplicativo é abordar o alfabeto, os números, alimentos e animais (sinais básicos do dia a dia) para as crianças, fazendo com que consigam entender melhor as coisas desde pequenas e possam se comunicar desde cedo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças surdas - Meios de comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf children - Means of communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Sign Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Design de aplicativo para apoio no ensino de Libras para crianças surdas | - |
Título: dc.title | Application to support the teaching of Brazilian Sign Language for deaf children | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: