
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Karla Renata Foschi da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:15:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:15:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22166 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110187 | - |
| Descrição: dc.description | The use of dietary habits from childhood is essential for growth, development, health and welfare of the human being. In this context, the school develops key role in formation of more conscious citizens, health-conscious, seeking to insert an appropriate diet to form good eating habits in students. Considering the above context, the present study was to issue the eating habits of students of early childhood education by developing and implementing activities with the students of CEMEI "Prof. Maria LygiaBertonciniLeite”, Pre II, the age group of 6-year-old city of Votuporanga - São Paulo, related to the theme, to encourage and teach the importance of good eating habits. Additionally, with parents was developed a field research in order to ascertain the opinion of the same in relation to school meals for their children. Such research found that parents know the value of a healthy diet and monitor the school feeding offered to their children. In short, working with Children's eating habits in education is evident that as soon as possible to teach and encourage children to develop good eating habits will be easier acceptance and attitude modification to the food. | - |
| Descrição: dc.description | A utilização de hábitos alimentares, desde a infância, é essencial para o crescimento, desenvolvimento, para a saúde e bem estar do ser humano. Neste contexto, a escola desenvolve papel fundamental para formação de cidadãos mais conscientes, preocupados com a saúde, buscando inserir uma alimentação adequada para a formação de bons hábitos alimentares nos alunos. Considerando o contexto supracitado, o presente trabalho teve como temática os hábitos alimentares de alunos da educação infantil, desenvolvendo e aplicando atividades com os alunos do CEMEI “Prof.ª Maria Lygia Bertoncini Leite”, do Pré II, da faixa etária de 6 anos, do município de Votuporanga – São Paulo, relacionado ao tema, para estimular e ensinar a importância de bons hábitos alimentares. Adicionalmente, com os pais foi elaborado uma pesquisa de campo, com o objetivo de averiguar a opinião dos mesmos em relação a alimentação escolar dos filhos. Tal pesquisa constatou que os pais sabem do valor de uma alimentação saudável e acompanham a alimentação escolar oferecida para seus filhos. Em suma, no trabalho com hábitos alimentares na educação Infantil fica evidente que quanto antes se ensinar e estimular as crianças a adquirir bons hábitos alimentares mais fácil será a aceitação e modificação de atitude perante o alimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hábitos de saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alimentos - Qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Food - Quality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O papel da escola na formação de hábitos alimentares saudáveis na educação infantil | - |
| Título: dc.title | The school's role in the formation of healthy eating habits in early childhood education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: