Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freire, Gilberto Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Gilberto Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Birk, Natália de Lima Bueno | - |
Autor(es): dc.contributor | Filho, José Alves de Faria | - |
Autor(es): dc.creator | Assai, Vitória Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:15:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:15:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36919 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110186 | - |
Descrição: dc.description | In a scenario where university students face intense study routines, it is crucial to adopt healthy habits, as well as frequent physical exercise and a good period of rest. Within this context, this research aimed to analyze the relationships between nutrition and academic performance, using a qualitative-quantitative approach and investigating aspects such as the frequency of consumption of certain food groups, eating behaviors and anthropometric data of academics enrolled in the discipline of Anatomy and Human Physiology of the Degree in Biological Sciences at the Federal Technological University of Paraná, Ponta Grossa Campus. Although it was not possible to establish a direct causal relationship, nutrition plays a fundamental role in the well-being and consequently in the academic performance of university students. | - |
Descrição: dc.description | Em um cenário onde os estudantes universitários enfrentam intensas rotinas de estudo, é crucial a adoção de hábitos saudáveis, assim como uma prática frequente de exercícios físicos e um bom período de repouso. Dentro deste contexto a presente pesquisa visou analisar as relações entre nutrição e desempenho acadêmico, utilizando de uma abordagem quali-quantitativa e investigando aspectos como a frequência de consumo de determinados grupos de alimentos, comportamentos alimentares e dados antropométricos de acadêmicos matriculados na disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus de Ponta Grossa. Embora não tenha sido possível estabelecer uma relação de causalidade direta, a nutrição possui um papel fundamental no bem-estar e consequentemente no desempenho acadêmico dos universitários. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutrição - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutrition - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Estado nutricional de universitários: aspectos intervenientes de um grupo de acadêmicos do curso de licenciatura | - |
Título: dc.title | Nutritional status of university students: intervening aspects of an undergraduate group from academic courses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: