Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudio Tavares da | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudio Tavares da | - |
Autor(es): dc.contributor | Ansay, Samuel Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Márcio Henrique de Avelar | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Alexandre Mucarzel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:15:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:15:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37565 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110124 | - |
Descrição: dc.description | From the professor’s desire to add experimental classes to the Statics module, the development of a physical structure and the writing of scripts for the execution of experiments is proposed, adapted from Xavier (2010). Based on the concepts of Meaningful Learning and Active Methodologies it seeks to encourage greater participation from the student in the learning process, in a way to increase interest and knowledge retention and decrease evasion. The experiments contain concepts related to Static Equilibrium, Load Distribution and Trusses, and were executed from materials provided by the professors in addition to ones purchased. The final assemblies can be found in the Statics laboratory at UTFPR Campus Curitiba, and the scripts can be consulted in the Appendices. The proposal enables its use in the way the professor intends, however, it was not applied in real-life classes, therefore it could not benefit from the feedback of the students in its improvement. Overall, the result was considered satisfying, and it hopes to benefit the students learning. | - |
Descrição: dc.description | A partir do desejo dos professores de adicionar práticas experimentais à disciplina de Estática, é proposto o desenvolvimento da estrutura física e elaboração de roteiros para realização de experimentos adaptados da dissertação de Xavier (2010). Com base nos conceitos de Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas busca-se incentivar a maior participação do aluno no processo de aprendizagem, de forma a aumentar seu interesse e a retenção de conhecimentos e reduzir a evasão. Os experimentos trabalham os conceitos de Equilíbrio Estático, Carregamentos Distribuídos e Treliças, e foram realizados a partir de materiais fornecidos pelos professores em adição a outros adquiridos. As montagens finais estão disponibilizadas no laboratório de Estática da UTFPR Campus Curitiba e os roteiros experimentais podem ser consultados nos Apêndices. A proposta possibilita a utilização da maneira desejada pelo professor, entretanto, não foi aplicada em aulas reais e, portanto, não pôde se beneficiar dos feedbacks dos estudantes para realização de melhorias. O resultado foi considerado satisfatório e espera beneficiar o aprendizado dos alunos da disciplina. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estática - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statics - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testing laboratories | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Proposta de experimentos no ensino da estática | - |
Título: dc.title | Proposal of experiments for statics education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: