Otimização topológica aplicada em pedal de freio de um veículo off-road

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Fábio Junkes-
Autor(es): dc.contributorCorrea, Fábio Junkes-
Autor(es): dc.contributorBratti, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorStahlschmidt, Joamilton-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Lucas Vinícius da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:15:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:15:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33709-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110111-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed to use the topological optimization module available in a commercial program to enhance the structure of an off-road vehicle brake pedal. Initially, a baseline geometry was developed, to which boundary conditions and loadings were applied. Subsequently, a static analysis was conducted using the finite element method. Based on the results of this analysis, component optimization was performed, achieving mass reduction while adhering to established strength criteria. This process not only enabled the attainment of a more efficient design but also ensured the structural integrity of the brake pedal in compliance with performance and safety requirements.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo a utilização do módulo de otimização topológica disponível em um programa comercial para aprimorar a estrutura de um pedal de freio de um veículo off-road. Inicialmente, foi desenvolvida uma geometria base à qual foram aplicadas condições de contorno e carregamentos. Posteriormente, realizou-se uma análise estática utilizando o método de elementos finitos. Com base nos resultados dessa análise, a otimização do componente foi realizada, obtendo-se redução de massa e respeitando os critérios de resistência estabelecidos. Esse processo possibilitou não apenas a obtenção de um projeto mais eficiente, mas também assegurou a integridade estrutural do pedal de freio, em conformidade com as exigências de desempenho e segurança.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização estrutural-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectFreios-
Palavras-chave: dc.subjectStructural optimization-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectBrakes-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleOtimização topológica aplicada em pedal de freio de um veículo off-road-
Título: dc.titleTopological optimization applied to the brake pedal of an off-road vehicle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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