Horta escolar no ensino de biologia: percepções e desafios na perspectiva da educação ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641-
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641-
Autor(es): dc.contributorMachado, Elaine Ferreira-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-8074-7192-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8971733063019157-
Autor(es): dc.contributorMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107-
Autor(es): dc.contributorRosa, Marina Comerlatto da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-9140-8471-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4499044859522106-
Autor(es): dc.creatorSantos, Leonardo Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:15:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:15:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110024-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produção técnica: "Horta Didática"-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to analyze the contribution of the school garden as a system in developing students' critical view regarding contemporary issues related to environmental education and nature conservation. Through the conducted research, it sought to address environmental sustainability issues and principles of environmental preservation, including food production and the training of students to interpret primary issues such as the impacts caused by the relationship between humans and nature. The subjects were second-year high school students from Linda Salamuni Bacila State School, in the municipality of Ponta Grossa, state of Paraná. The methodology initially comprised a qualitative interventionist phase with data collection through observations, recordings, and questionnaires administered to the participants. In a second phase, quantitative analyses of the collected data were conducted using statistical standards for understanding. All procedures complied with the protocols required by the Research Ethics Committee. As an educational product, an application was proposed to assist in the development of gardens and school gardens. The research identified a concerning deficiency in environmental education in public schools, highlighting the need for updated public policies and ecological practices. It was found that only 28% of students had experience with school gardens during their education. The school garden, used as an educational tool, proved effective in enhancing students' understanding of the environment and sustainable practices, as well as improving eating habits. However, the lack of awareness and sense of belonging within the school community may jeopardize the continuity of these initiatives in the short term, given the variables imposed by the implementation of this type of educational equipment.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho buscou analisar a contribuição da horta escolar como um sistema no desenvolvimento da visão crítica dos alunos quanto a temas contemporâneos no que tange à Educação Ambiental e à conservação da natureza. Por meio da pesquisa realizada, buscou-se abordar questões de Sustentabilidade Ambiental e princípios de conservação do meio ambiente, incluindo também a produção de alimentos e a capacitação dos estudantes para interpretar questões de primeira ordem como os impactos causados pela relação homem e natureza. O universo foram os alunos da segunda série do ensino médio, do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, no município de Ponta Grossa, estado do Paraná. A metodologia empregada compôs inicialmente uma etapa qualitativa com caráter intervencionista com coleta de dados por meio de observações, gravações e questionários aplicados aos participantes. Em um segundo momento foram realizadas análises quantitativas de dados colhidos, utilizando padrões estatísticos para compreensão. Todos os procedimentos obedeceram aos protocolos exigidos pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Como produto didático, propôs-se um aplicativo para auxiliar no desenvolvimento de hortas e jardins. A referida pesquisa identifica uma preocupante deficiência no ensino ambiental nas escolas públicas, enfatizando a necessidade de políticas públicas atualizadas e práticas sustentáveis. Constatou-se que apenas 28% dos estudantes tiveram experiência com hortas escolares durante sua formação. A horta escolar, utilizada como ferramenta educacional, mostrou-se eficaz em ampliar a compreensão dos alunos sobre o meio ambiente e as práticas sustentáveis, além de melhorar hábitos alimentares. No entanto, a falta de conscientização e senso de pertencimento da comunidade escolar pode comprometer a continuidade dessas iniciativas a curto prazo, quando observadas as variáveis impostas pela implementação deste tipo de ferramenta didática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectConservação da natureza-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade e meio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectHortaliças-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultural ecology-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversity-
Palavras-chave: dc.subjectNature conservation-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability and the environment-
Palavras-chave: dc.subjectVegetables-
Palavras-chave: dc.subjectBiology - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleHorta escolar no ensino de biologia: percepções e desafios na perspectiva da educação ambiental-
Título: dc.titleSchool garden in biology teaching: perceptions and challenges in the perspective of environmental education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.