O olhar do professor de língua inglesa sobre a plataforma inglês Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Lovania Roehrig-
Autor(es): dc.contributorParise, Lourdes Terezinha Graebin-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Neimara Cecchi de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:15:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:15:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36204-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109977-
Descrição: dc.descriptionThis work analyzes the perceptions and views of English language teachers from state public schools in the city of Pato Branco-PR on the use of the Inglês Paraná platform in Elementary School classes and what the benefits and disadvantages of this tool would be for the English teaching-learning process. The research proposal arose when witnessing the daily lives of teachers at school while participating in the English project of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Some observations regarding the platform raised questions, such as doubts about internet access during class, the lack of headphones for students to listen to dialogue simulations, the platform's content not being connected with the sequences of content worked on in the classroom, among others. Furthermore, the research also questions whether the tool would be the organizing axes of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and Currículo da Rede Estadual do Paraná (CREP). Thus, the research results are compared with studies by Vilson Leffa (2006; 2016), to determine whether the platform is replacing English language classes or is a tool to aid learning. Research is necessary for the academic community and undergraduate students, as in the future they will need to experience this reality, being prepared so that language teaching-learning is aligned with the BNCC, the CREP, and with the reality of public schools and students who are part of them. Developed for the Course Completion Work, the research in the area of Linguistics Applied to Language Teaching presents a qualitative methodology with an interpretive nature. A questionnaire was answered by teachers, to understand teachers' experiences and points of view on the proposed topic, as it includes the relationships and social contexts covered. As a result of the analysis, educators agree on the importance of using the Platform, as technologies are increasingly inserted into individuals' daily lives. In this sense, the school is the ideal space for the integral development of students, who need to be prepared for a digital future. However, in their responses, teachers presented concerns regarding the context of use of the English Paraná Platform, its disconnection with the age group and with some BNCC and CREP requirements, in addition to expressing that class time is not the best time for practicing the platform's activities, which can serve as a school task, but not a mandatory teaching tool, since, in the teachers' opinion, only an educator who lives and works in the class can determine when to use the tool in their lesson plans.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho analisa as percepções e visões dos professores de Língua Inglesa das escolas públicas estaduais do município de Pato Branco-PR sobre o uso da plataforma Inglês Paraná nas aulas do Ensino Fundamental - anos finais e quais seriam os benefícios e as desvantagens desta ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem de inglês. A proposta de pesquisa surgiu ao presenciar o cotidiano dos professores na escola durante participação no projeto de inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Algumas observações referidas à plataforma trouxeram questionamentos, como a dúvida sobre o acesso à internet no momento da aula, a falta de fones de ouvidos para os alunos ouvirem as simulações de diálogos, o conteúdo da plataforma não estar conectado com as sequências de conteúdos trabalhados em sala de aula, entre outros. Ademais, a pesquisa questiona também se a ferramenta estaria de acordo com os eixos organizadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo da Rede Estadual do Paraná (CREP). Assim, compara-se os resultados da pesquisa com os estudos de Vilson Leffa (2006; 2016), para designar se a plataforma está substituindo as aulas de língua inglesa ou é uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem. A pesquisa faz-se necessária para a comunidade acadêmica e estudantes de licenciatura, pois no futuro precisarão vivenciar essa realidade, estando preparados para que o ensino-aprendizagem de línguas esteja alinhado com a BNCC, o CREP e com a realidade das escolas públicas e dos alunos que fazem parte delas. Desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso, a pesquisa na área da Linguística Aplicada ao ensino de Línguas apresenta metodologia qualitativa de cunho interpretativista. Foi desenvolvido um questionário, que foi respondido pelos professores, com o objetivo de compreender as experiências e pontos de vista dos professores sobre o tema proposto, à medida que inclui as relações e contextos sociais abrangidos. Como resultado da análise, os educadores concordam na importância da utilização da Plataforma, pois as tecnologias estão cada vez mais inseridas no cotidiano dos indivíduos. Nesse sentido, a escola é o espaço ideal para o desenvolvimento integral dos alunos, os quais precisam estar preparados para um futuro digital. Contudo, os professores apresentaram, em suas respostas, preocupações quanto ao contexto de uso da Plataforma Inglês Paraná, sua desconexão com a faixa etária e com alguns quesitos da BNCC e do CREP, além de expressarem que o horário da aula não é o melhor momento para a prática das atividades da plataforma, que pode servir como uma tarefa escolar, mas não uma ferramenta obrigatória no ensino, pois, na opinião dos professores, somente um educador que convive e atua na turma pode determinar o momento de uso da ferramenta em seus planos de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento na internet-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectInternet literacy-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO olhar do professor de língua inglesa sobre a plataforma inglês Paraná-
Título: dc.titleThe english language teacher's perspective on the Inglês Paraná platform-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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