Um estudo sobre uso de cinemática para personagens em jogos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.contributorAlves, Gleifer Vaz-
Autor(es): dc.contributorAires, Simone Bello Kaminski-
Autor(es): dc.creatorAndrielli, Arthur-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:15:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:15:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109975-
Descrição: dc.descriptionThis work develops a methodology that integrates 2D animation techniques with motion automation methods, aiming to reduce time and costs in the artistic production of digital games. Through a literature review on artistic techniques and automation, it was concluded that it would be possible to combine cut-out animation with kinematics. The methodology was implemented in the Godot game engine, creating a structure that respects the principles of cut-out animation and applies kinematics and algorithms to move this structure. The proposal optimizes the artistic creation process, especially in projects with repetitive movements, by linking scripts that generate dynamic movements. The prototype developed, based on this methodology, is available as a reference for its application.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho desenvolve uma metodologia que integra técnicas de animação bidimensional com métodos de automatização de movimentos, com o objetivo de reduzir tempo e custos na produção artística de jogos digitais. Através de uma revisão literária sobre técnicas artísticas e automatização, concluiu-se que seria possível associar a animação por recortes à cinemática. A metodologia foi implementada no motor gráfico Godot, criando uma estrutura que respeita os princípios da animação por recortes e aplica a cinemática e algoritmos para movimentar essa estrutura. A proposta otimiza o processo de criação artística, especialmente em projetos com movimentos repetitivos, ao vincular scripts que geram movimentos dinâmicos. O protótipo desenvolvido, baseado nesta metodologia, está disponível como referência para sua aplicação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Informática-
Publicador: dc.publisherCiência da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação por computador-
Palavras-chave: dc.subjectPersonagens de videogames-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games-
Palavras-chave: dc.subjectKinematics-
Palavras-chave: dc.subjectComputer animation-
Palavras-chave: dc.subjectVideo game characters-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleUm estudo sobre uso de cinemática para personagens em jogos-
Título: dc.titleA study on the use of kinematics for characters in games-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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