Jogo educativo de tabuleiro: contribuições para o processo ensino-aprendizagem em ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Carmen Lucia da Silva-
Autor(es): dc.creatorSchonberger, Paola-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:15:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:15:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36878-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109968-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses the production and application of a board game as an aid to the teaching-learning process in science, evaluating the contributions and limitations of its use. The main aim of the research was to investigate the contributions of a board game to approaching science content in a 7th grade class at a state public school in Ponta Grossa/PR. The research was qualitative, exploratory and involved pedagogical intervention. As a result, the game Cell Track was built for use in teaching science. The research data was collected by observing the students during the application of the game and through a questionnaire made available to the students after the game. The analysis was based on studies on the use of educational games in science teaching and on the data collected during the classroom intervention. In this way, it became possible to point out the advantages and limitations of using the board game Cell Track to approach the Cell content in Science. As a result of this work, we have the following contributions: a fun and interactive environment, increased motivation and engagement, high effectiveness as a tool to aid learning, fixation and revision of content. Limitations include: difficulty in reading the question cards, noise generated by simultaneous interactions and the high cost of producing the material.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discorre sobre a produção e aplicação de um jogo de tabuleiro como ferramenta auxiliadora no processo ensino-aprendizagem em Ciências, avaliando as contribuições e limitações de sua utilização. O objetivo principal da pesquisa consiste em investigar as contribuições de um jogo de tabuleiro para abordagem de conteúdos de Ciências, em uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública estadual de Ponta Grossa/PR. A pesquisa realizada se caracteriza como qualitativa, exploratória e de intervenção pedagógica. Diante disso, o jogo Trilha Celular foi construído para utilização no ensino de Ciências. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da observação dos alunos durante a aplicação do jogo e de um questionário aos alunos disponibilizado após o jogo. A análise ocorreu com base em trabalhos levantados sobre a utilização de jogos educativos no ensino de Ciências e com a coleta de dados realizada durante a intervenção em sala de aula. Dessa forma, tornou-se possível apontar as vantagens e limitações da utilização do jogo de tabuleiro Trilha Celular para a abordagem do conteúdo Célula em Ciências. Como resultado desse trabalho, tem-se as seguintes contribuições: ambiente divertido e interativo, aumento da motivação e do engajamento, alta eficácia como ferramenta auxiliadora no aprendizado, fixação e revisão dos conteúdos. Como limitações, tem- se: dificuldade na leitura dos cartões de pergunta, barulho gerado pelas interações simultâneas e o custo elevado para a produção do material.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de tabuleiro-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBoard games-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleJogo educativo de tabuleiro: contribuições para o processo ensino-aprendizagem em ciências-
Título: dc.titleEducational board game: contributions to the teaching-learning process in sciences-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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