Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Carmen Lucia da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Schonberger, Paola | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:15:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:15:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109968 | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses the production and application of a board game as an aid to the teaching-learning process in science, evaluating the contributions and limitations of its use. The main aim of the research was to investigate the contributions of a board game to approaching science content in a 7th grade class at a state public school in Ponta Grossa/PR. The research was qualitative, exploratory and involved pedagogical intervention. As a result, the game Cell Track was built for use in teaching science. The research data was collected by observing the students during the application of the game and through a questionnaire made available to the students after the game. The analysis was based on studies on the use of educational games in science teaching and on the data collected during the classroom intervention. In this way, it became possible to point out the advantages and limitations of using the board game Cell Track to approach the Cell content in Science. As a result of this work, we have the following contributions: a fun and interactive environment, increased motivation and engagement, high effectiveness as a tool to aid learning, fixation and revision of content. Limitations include: difficulty in reading the question cards, noise generated by simultaneous interactions and the high cost of producing the material. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho discorre sobre a produção e aplicação de um jogo de tabuleiro como ferramenta auxiliadora no processo ensino-aprendizagem em Ciências, avaliando as contribuições e limitações de sua utilização. O objetivo principal da pesquisa consiste em investigar as contribuições de um jogo de tabuleiro para abordagem de conteúdos de Ciências, em uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública estadual de Ponta Grossa/PR. A pesquisa realizada se caracteriza como qualitativa, exploratória e de intervenção pedagógica. Diante disso, o jogo Trilha Celular foi construído para utilização no ensino de Ciências. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da observação dos alunos durante a aplicação do jogo e de um questionário aos alunos disponibilizado após o jogo. A análise ocorreu com base em trabalhos levantados sobre a utilização de jogos educativos no ensino de Ciências e com a coleta de dados realizada durante a intervenção em sala de aula. Dessa forma, tornou-se possível apontar as vantagens e limitações da utilização do jogo de tabuleiro Trilha Celular para a abordagem do conteúdo Célula em Ciências. Como resultado desse trabalho, tem-se as seguintes contribuições: ambiente divertido e interativo, aumento da motivação e do engajamento, alta eficácia como ferramenta auxiliadora no aprendizado, fixação e revisão dos conteúdos. Como limitações, tem- se: dificuldade na leitura dos cartões de pergunta, barulho gerado pelas interações simultâneas e o custo elevado para a produção do material. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de tabuleiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Board games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Jogo educativo de tabuleiro: contribuições para o processo ensino-aprendizagem em ciências | - |
Título: dc.title | Educational board game: contributions to the teaching-learning process in sciences | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: