
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dutra, Alessandra | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dutra, Alessandra | - |
| Autor(es): dc.contributor | Quintilhano, Silvana Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Givan José Ferreira dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Castilho, Nilson Douglas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:14:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:14:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20312 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109917 | - |
| Descrição: dc.description | This research presents an action for regulation of learning from the development of a Reference Pattern, through descriptor sentences, is beneficial for the Portuguese Language teacher planning in practice of reading instruction. It also describes the importance of coordination between the structural axes in the native language teaching, considering how the reading is in constant dialogue with the other great skills of the language: reading, writing and listening. It presents significant learning concepts starting from the design skills and abilities, thus promoting classroom management through more concrete and easier to displayed results. Talks, reflective way, about the challenges of a group of teachers in the implementation of the Reference Pattern in their practice, bringing as a result the effectiveness of evaluative nature material both for the teacher and for the student. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma ação para regulação das aprendizagens a partir da elaboração de uma Matriz de referência que, por meio de sentenças descritoras, seja produtiva para construção de planejamentos de professores de Língua Portuguesa na prática do ensino da leitura. Descreve também a importância da articulação entre os eixos estruturantes no ensino da língua materna, considerando como a leitura está em diálogo constante com as outras grandes competências da Linguagem: ler, escrever e ouvir. Apresenta conceitos de aprendizagem significativa partindo da concepção de Competências e Habilidades, promovendo, assim, a gestão de sala de aula por meio de resultados mais concretos e mais fáceis de serem visualizados. Discorre, de modo reflexivo, acerca dos desafios de um grupo de professores na implementação da matriz em sua prática, trazendo como resultado a efetivação de material de cunho avaliativo tanto para o professor, como para o aluno. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Ensino e Tecnologia | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Compreensão na leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading comprehension | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
| Título: dc.title | Matriz de habilidades e competências para o trabalho com leitura no ensino fundamental II | - |
| Título: dc.title | Matrix of skills and competences for working with reading in Elementary School II | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: