Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Juliana Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Anuschka Reichmann | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.creator | Andre, Liziane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:14:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:14:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7660 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109898 | - |
Descrição: dc.description | The current communication market points to a significant gap between organizations and their audiences, especially in the face of the overload of circulating messages in the numerous media available. Storytelling has contributed to companies being able to approach their audiences and attract their attention through narratives. It is a technique that is called by the act of storytelling and create relevant content that facilitates the connection with the interlocutor and the differentiation between the competitors. This monograph tries to analyze the use of storytelling in the educational segment, through two selected case studies, to understand how the narratives are used strategically in organizations that work with education, in the form of audiovisual products. Such analyzes will be guided by the qualitative methodology of greimasian semiotics, and based on the theories of Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro and McSill, regarding the narrative structure followed by storytelling, as well as the identification generated through the characters and the connection established with the consumers. | - |
Descrição: dc.description | O mercado de comunicação atual aponta para uma lacuna significativa entre as organizações e seus públicos, principalmente diante da sobrecarga de mensagens circulantes nas inúmeras mídias disponíveis. O storytelling tem contribuído para que as empresas possam se aproximar de seus públicos e atrair sua atenção através de narrativas. É uma técnica que se denomina pelo ato de contar histórias e criar conteúdos relevantes que facilitam a conexão com o interlocutor e a diferenciação entre os concorrentes. Essa monografia procura analisar o uso do storytelling no segmento educacional, por meio de dois estudos de caso selecionados, a fim de compreender como as narrativas são utilizadas estrategicamente em organizações que trabalham com educação, sob a forma de produtos audiovisuais. Tais análises serão guiadas pela metodologia qualitativa da semiótica greimasiana, e embasadas pelas teorias de Joseph Campbell, Adilson Xavier e Castro e McSill, a respeito da estrutura narrativa seguida pelo storytelling, bem como a identificação gerada por meio dos personagens e a conexão estabelecida com os consumidores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação Organizacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação nas organizações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa (Retórica) - Recursos audiovisuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication in organizations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narration (Rhetoric) - Audio-visual aids | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | O storytelling como ferramenta estratégica de comunicação: tendências para o segmento educacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: