
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
| Autor(es): dc.creator | Bolognes, Caroline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:14:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:14:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32519 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109864 | - |
| Descrição: dc.description | The abstraction of chemistry content can promote negative consequences for learning, directly affecting the quality of education in schools. The students' lack of interest correlated to a traditional teaching focused on memorizing the content, discourages students, making the learning process even more difficult. Disconnected classes that do not match the content studied in everyday life are frequent, as there is no reason to study something that is not observed in a suitable application in your daily life. One of the possible measures to be adopted is the use of teaching strategies, with the aim of promoting the understanding and learning of chemistry by stimulating students' logical and critical thinking. The ludic game as a didactic resource has the role of developing knowledge and awakening socialization among students, strengthening the teacher-student interaction, in addition to placing the student inserted in the content, since his development in the game will only depend on the knowledge and strategies applied for him in the game. In this perspective, the present work has the purpose of using the ludic game as a didactic resource to be used in the teaching methodology for learning the periodicity of chemical elements being inserted in the teaching work. | - |
| Descrição: dc.description | A abstração do conteúdo de química pode promover consequências negativas à aprendizagem, afetando diretamente a qualidade da educação nas escolas. A falta de interesse dos alunos correlacionada á um ensino tradicional voltado à memorização do conteúdo, desmotiva os educandos dificultando ainda mais o processo de aprendizagem. Aulas desconexas que não condizem ao conteúdo estudado no cotidiano são frequentes, pois não há motivos para se estudar algo que não se observa á uma aplicação cabível no seu dia a dia. Uma das possíveis medidas a serem adotadas é a utilização de estratégias de ensino, com o intuito de promover a compreensão e a aprendizagem de química estimulando o raciocínio lógico e crítico dos alunos. O jogo lúdico como recurso didático tem o papel de desenvolver o conhecimento e despertar a socialização entre os discentes, fortalecendo a interação professor-aluno, além de colocar o educando inserido no conteúdo, pois o seu desenvolvimento no jogo só dependerá do conhecimento e estratégias aplicadas por ele no jogo. Nesta perspectiva o presente trabalho trás como proposito a utilização do jogo lúdico como um recurso didático a ser utilizado na metodologia de ensino para a aprendizagem da periodicidade dos elementos químicos sendo inserido ao trabalho docente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementos químicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemical elements | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
| Título: dc.title | Jogo lúdico como estratégia didática para o ensino da periodicidade da tabela periódica: “cara a cara periódico” | - |
| Título: dc.title | Playful game as a teaching strategy for teaching the periodicity of the periodic table: “periodic face to face” | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: