Compreensão oral e o inglês como língua franca na plataforma inglês - Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorZago, Leandro-
Autor(es): dc.contributorParise, Lourdes Terezinha Graebin-
Autor(es): dc.creatorChichorro, Pedro Henrique de Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:14:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:14:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36308-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109863-
Descrição: dc.descriptionThis paper addresses the teaching strategies for English language listening com-prehension skills, in light of the guidelines established by the National Common Curri-cular Base (BNCC), on the Inglês Paraná platform. The BNCC redefines English as a lingua franca, acknowledging the linguistic and cultural diversity of speakers around the world. In the State of Paraná, the "Inglês Paraná" platform emerges as a recently adopted didactic resource, promoting teaching through the use of technology. Howe-ver, the implementation of this platform raises questions about its structure and align-ment with the principles of the BNCC. Considering the importance of English in the global context, the research proposes a critical analysis of the platform, focusing on oral comprehension led by the material recommended for the 9th grade of elementary school. The research adopts a qualitative approach, using the "Inglês Paraná" platform as the primary data source. The methodology includes document analysis, literature review, and consideration of relevant educational theories. The objective is to unders-tand how the specificities of English as a lingua franca and oral comprehension are conveyed on the platform, in light of the BNCC guidelines, through the analysis of cog-nitive and metacognitive strategies, the concept of accommodation, and, finally, the presence or absence of the intercultural dimension in the activities proposed by the platform. Furthermore, with a view to contributing to a broader understanding of the challenges faced in English teaching, the research emphasizes the importance of alig-ning digital didactic resources with educational guidelines for teaching English in basic education.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda as estratégias de ensino de compreensão de língua inglesa, à luz das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na plataforma Inglês Paraná. A BNCC redefine o inglês como língua franca, reconhecendo a diversidade linguística e cultural dos falantes em todo o mundo. No Estado do Paraná, a plataforma "Inglês Paraná" surge como um recurso didático recentemente adotado, promovendo o ensino por meio do uso da tecnologia. No entanto, a implementação dessa plataforma levanta questões sobre sua estrutura e alinhamento com os princípios da BNCC. Considerando a importância do inglês no cenário global, a pesquisa propõe uma análise crítica da plataforma, com foco na compreensão oral conduzida pelo material recomendado ao 9° ano do ensino fundamental. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a Plataforma "Inglês Paraná" como fonte primária de dados. A metodologia inclui análise documental, revisão bibliográfica e consideração das teorias educacionais pertinentes. O objetivo é compreender como ocorre a difusão das especificidades do inglês como língua franca e a compreensão oral na plataforma, à luz das diretrizes da BNCC, por meio da análise de estratégias cognitivas e metacognitivas, do conceito de acomodação e, por fim, pela presença ou ausência da dimensão intercultural nas atividades propostas pela plataforma. Ademais, tendo em vista a contribuição para uma compreensão mais ampla dos desafios enfrentados no ensino de inglês, destaca-se na pesquisa a importância de alinhar recursos didáticos digitais com as diretrizes educacionais para o ensino de inglês na educação básica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação oral-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectOral communication-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleCompreensão oral e o inglês como língua franca na plataforma inglês - Paraná-
Título: dc.titleListening skills and english as a lingua franca on the inglês - Paraná platform-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.