Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bennemann, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Caldatto, Marlova Estella | - |
Autor(es): dc.contributor | Bennemann, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheitt, Luiz Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Cappelin, Alcione | - |
Autor(es): dc.creator | Pomiechinski, Jéssica | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:14:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:14:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29219 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109803 | - |
Descrição: dc.description | In this work we seek to understand how research has been approaching the teaching and learning of mathematics for autistic students. To achieve this objective, the methodology of bibliographic research related to academic productions was used. Being established for the work, the specific objectives: to understand how the teaching of Mathematics is designated for autistic students in basic education, and to analyze the existence of proper materials for the teaching of Mathematics to these students. The articles were selected from the Annals of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM), published between 2016 and 2019, as well as scientific works found in Revista Bolema. In both, the focus is on the idea of teaching mathematics to autistic students. From the reading and analysis of the 6 selected works, topics were elaborated presenting the abstracts, followed by the discussion of the characterization of each one of them, presenting objective, mathematical content approached, the use of digital technologies and the existence of some auxiliary material, be it manipulable or ludic. That said, it was possible to conclude that the teaching proposals for autistic students, addressed in the development, are based on individual aspects of each student, year of education and level of intellectual difficulty, realizing that the teaching of mathematics has been adapting to the needs of these students. The fact that the proposals are adapted according to each need highlights that no material specific to this public is presented and used. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho procuramos compreender como as pesquisas vêm abordando o ensino e a aprendizagem matemática para alunos autistas. Para atingir esse objetivo foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica relativa a produções acadêmicas. Sendo estabelecidos para o trabalho, os objetivos específicos: compreender como se designa o ensino da Matemática para estudantes autistas no ensino básico, e, analisar a existência de materiais próprios para o ensino de matemática a esses alunos. Os artigos foram selecionados dos Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), publicados entre 2016 e 2019, e também trabalhos científicos encontrados na Revista Bolema. Em ambos, o foco está voltado na ideia do ensino de Matemática para alunos autistas. A partir da leitura e análise dos 6 trabalhos selecionados, foram elaborados tópicos apresentando os resumos, seguido da discussão da caracterização de cada um deles, apresentando objetivo, conteúdo matemático abordado, o uso de tecnologias digitais e a existência de algum material auxiliar, seja ele manipulável ou lúdico. Isto posto, foi possível concluir que as propostas de ensino para alunos autistas, abordadas no desenvolvimento, se dão a partir de aspectos individuais de cada aluno, ano de ensino e nível de dificuldade intelectual, percebendo que o ensino de matemática vem se adaptando às necessidades desses alunos. O fato de que as propostas são adaptadas conforme cada necessidade, ressalta que não são apresentados e utilizados nenhum material próprio para esse público. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Ensino e aprendizagem de matemática para alunos autistas | - |
Título: dc.title | Teaching and learning of mathematics for autistic students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: