Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Magatão, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Magatão, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Polli, Milton Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Verussa Junior, Osvaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, João Victor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:14:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:14:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35766 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109784 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to balance an automotive panel assembly line that produces two models of products. Therefore, a context of a mixed-model line is configured. Due to the existing differences between the operating times of the model tasks, it is not trivial to balance the workload of workers. This balance contributes to minimizing the line cycle time and, therefore, is linked to productivity. To solve this problem, a solution approach based on a mathematical model in Mixed Integer Linear Programming (MILP) is proposed. After the theoretical foundation contemplating the relevant concepts for the development of the work, a methodology is defined for the development of the mathematical model and for obtaining results to be compared with a correlated case in the literature to present a line balancing proposal. The results demonstrate a significant difference in behavior between the response obtained for the balancing of each of the models involved, mainly generated by temporal differences in a sensor reading task. A sensitivity analysis was carried out, showing the feasibility of making improvement actions in the mentioned task, with the consequent gains in productivity. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo realizar o balanceamento de uma linha de montagem de painéis automotivos, a qual produz dois modelos de produtos. Configura-se, portanto, um contexto de uma linha de modelo misto. Em virtude das diferenças existentes entre os tempos de operação das tarefas dos modelos, não é trivial equilibrar a carga de trabalho dos operadores da linha. O referido equilíbrio contribui para a minimização do tempo de ciclo da linha e, portanto, é atrelado à produtividade. Para a solução do referido problema, propõe-se uma abordagem de solução pautada em um modelo matemático em Programação Linear Inteira Mista (PLIM). Após fundamentação teórica contemplando os conceitos relevantes para o desenvolvimento do trabalho, define-se uma metodologia para o desenvolvimento do modelo matemático e para a obtenção de resultados, a serem comparados com caso correlato da literatura de modo a apresentar uma proposta de balanceamento à linha. Os resultados obtidos demonstram que há significativa diferença de comportamento entre a resposta obtida para o balanceamento de cada um dos modelos envolvidos, gerado principalmente pela diferença de tempos entre modelos existente em uma tarefa de leitura por sensor. É realizada uma análise de sensibilidade, apresentando a viabilidade de ações de melhoria na tarefa mencionada, com os consequentes ganhos operacionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Balanceamento de linha de montagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assembly-line balancing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linear programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Balanceamento de uma linha de montagem com múltiplos produtos por programação linear inteira mista | - |
Título: dc.title | Assembly line balancing with multiple products by mixed integer linear programming | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: