Uma proposta para o ensino-aprendizagem da sintaxe da língua inglesa para a pessoa com deficiência visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Lovania Roehrig-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Lovania Roehrig-
Autor(es): dc.contributorLemos, Karin de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorTrombetta, Vanda Mari-
Autor(es): dc.creatorSantos, Letícia Leal dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:14:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:14:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36219-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109722-
Descrição: dc.descriptionIncluding blind or visually impaired students in the teaching-learning process of English represents a challenge for the Brazilian educational system. This final work seeks to include this audience in the English teaching-learning process and, therefore, proposes an innovative pedagogical approach for teaching the syntax of sentences in Simple Present for blind people. With the aim of overcoming the limitations of traditional methods that often depend on visual resources, the study proposes the adaptation of the educational toy "Cuisenaire Scale” for a tactile syntax teaching context. Thus, the idea is to use the different sizes of the blocks of the pedagogical game, so that blind learners can identify them, and label the pieces with their syntactic and morphological functions of English syntax. This allows blind learners to construct interrogative, declarative/affirmative and negative sentences using the blocks of Scale Cuisenaire. The research is justified by the scarcity of inclusive teaching materials and the need for methods that respect the sensory particularities of learners with visual impairments. It is an instrument that facilitates the acquisition of linguistic knowledge in this additional language and also promotes a more active participation of blind students in the process of learning the Simple Present.-
Descrição: dc.descriptionA inclusão de alunos cegos ou com baixa visão no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) representa um desafio para o sistema educacional brasileiro. Este trabalho de conclusão de curso procura incluir esse público no processo de ensino-aprendizagem de LI e, por isso, propõe uma abordagem pedagógica inovadora para o ensino da sintaxe de frases no Simple Present para pessoas cegas. Com o objetivo de superar as limitações dos métodos tradicionais que frequentemente dependem de recursos visuais, o estudo propõe a adaptação do brinquedo pedagógico "Escala Cuisenaire” para um contexto de ensino tátil de sintaxe. Assim, a ideia é utilizar os diferentes tamanhos dos blocos do jogo pedagógico, a fim de que os aprendizes cegos possam os identificar, e etiquetar as peças com as suas funções sintáticas e morfológicas da sintaxe da LI. Isso permite que os aprendizes cegos construam frases interrogativas, declarativas/afirmativas e negativas usando os blocos da Escala Cuisenaire. A pesquisa justifica-se pela escassez de materiais didáticos inclusivos e pela necessidade de métodos que respeitem as particularidades sensoriais dos aprendizes com deficiência visual. A partir da adaptação da Escala Cuisenaire para o ensino-aprenizagem da sintaxe de frases no Simple Present, verificou-se que ela é um instrumentos que facilita a aquisição de conhecimentos linguísticos nesta língua adicional e também promove uma participação mais ativa dos alunos cegos no processo de aprendizagem do Simple Present.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Sintaxe-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Syntax-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with visual disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleUma proposta para o ensino-aprendizagem da sintaxe da língua inglesa para a pessoa com deficiência visual-
Título: dc.titleA teaching and learning proposal of english syntax to the person with visual disabilities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.