
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Wrasse, Carlos Laercio | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Irene dos Santos Oliveira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:14:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:14:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21052 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109708 | - |
| Descrição: dc.description | This work was themed literacy as having motivating reading images, assuming that literacy should occur along with literacy where the reading of images from kindergarten is a job that needs to be done. We know that not all books are available in school libraries today are excellent quality for the job facing the anticipation of meaning and reading. Thus, the imagery language must be worked through planned and prepared with goals set in a plan that values the books available in the school activities. Know how to use the images as a language of expression of the text determines the name of that genre. Put children through activities in confrontation with reading and writing even though not literate through images, thus the preparation of teachers for the pedagogical work of mediation is essential for the development of this competence. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a alfabetização tendo como motivador a leitura de imagens, partindo do princípio de que a alfabetização deve ocorrer junto com o letramento onde a leitura de imagens desde a Educação Infantil é um trabalho que precisa ser realizado. Sabemos que nem todos os livros disponíveis hoje nas bibliotecas escolares são de excelente qualidade para o trabalho voltado a antecipação de sentidos e de leitura. Assim, a linguagem imagética deve ser trabalhada por meio de atividades planejadas e preparadas com objetivos estabelecidos em um planejamento que valorize os livros disponíveis no ambiente escolar. Saber utilizar as imagens como linguagem de expressão do texto determina a denominação desse gênero textual. Colocar as crianças por meio de atividades em confronto com a leitura e escrita mesmo não estando alfabetizado por meio das imagens, dessa forma, o preparo do professor para a mediação desse trabalho pedagógico é imprescindível para o desenvolvimento dessa competência. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Livros e leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interpretação de imagens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aquisição de linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children - Books and reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Picture interpretation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language acquisition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: