Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.contributorWrasse, Carlos Laercio-
Autor(es): dc.creatorSilva, Irene dos Santos Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:14:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:14:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21052-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109708-
Descrição: dc.descriptionThis work was themed literacy as having motivating reading images, assuming that literacy should occur along with literacy where the reading of images from kindergarten is a job that needs to be done. We know that not all books are available in school libraries today are excellent quality for the job facing the anticipation of meaning and reading. Thus, the imagery language must be worked through planned and prepared with goals set in a plan that values the books available in the school activities. Know how to use the images as a language of expression of the text determines the name of that genre. Put children through activities in confrontation with reading and writing even though not literate through images, thus the preparation of teachers for the pedagogical work of mediation is essential for the development of this competence.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a alfabetização tendo como motivador a leitura de imagens, partindo do princípio de que a alfabetização deve ocorrer junto com o letramento onde a leitura de imagens desde a Educação Infantil é um trabalho que precisa ser realizado. Sabemos que nem todos os livros disponíveis hoje nas bibliotecas escolares são de excelente qualidade para o trabalho voltado a antecipação de sentidos e de leitura. Assim, a linguagem imagética deve ser trabalhada por meio de atividades planejadas e preparadas com objetivos estabelecidos em um planejamento que valorize os livros disponíveis no ambiente escolar. Saber utilizar as imagens como linguagem de expressão do texto determina a denominação desse gênero textual. Colocar as crianças por meio de atividades em confronto com a leitura e escrita mesmo não estando alfabetizado por meio das imagens, dessa forma, o preparo do professor para a mediação desse trabalho pedagógico é imprescindível para o desenvolvimento dessa competência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Livros e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectInterpretação de imagens-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectChildren - Books and reading-
Palavras-chave: dc.subjectPicture interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage acquisition-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleImagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.