
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip L Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Felipe, Letícia Polli Glugoski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:14:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:14:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25815 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109698 | - |
| Descrição: dc.description | In recent years the Science Education has undergone a technological evolution, due to this the development of didactic pedagogical activities based on technologies available to the student, contributes to a more attractive and dynamic teaching learning. One of the ways to use such technologies is through the inverted classroom methodology, where the student becomes the protagonist of their learning and the teacher mediator of knowledge, differentiating from the traditional teaching proposals. First, the student is guided to develop a research on the content to be studied, in a second moment there is a debate, where the student reasks his questions regarding the content and the teacher must help him in this process. This paper describes an inverted teaching proposal for Science Teaching, using the SENECA JÁ digital platform as a technological support. It was possible to observe that the students carried out the requested research successfully and that the digital platforms help in the teaching learning of the student, especially when referring to the inverted teaching methodology. | - |
| Descrição: dc.description | Nos últimos anos o Ensino de Ciências passou por uma evolução tecnológica, devido a isso o desenvolvimento de atividades didático pedagógica a partir de tecnologias disponíveis pelo estudante, contribui para um ensino aprendizado mais atrativo e dinâmico. Uma das maneiras de utilizar tais tecnologias é através da metodologia de sala de aula invertida, onde o estudante passa a ser protagonista da sua aprendizagem e o docente mediador do conhecimento, diferenciando das propostas do ensino tradicional. Primeiramente o aluno é orientado a desenvolver uma pesquisa sobre o conteúdo a ser estudado, em um segundo momento ocorre um debate, onde o discente realiza seus questionamentos em relação ao conteúdo e o professor deve auxilia-lo neste processo. Este trabalho descreve uma proposta de ensino invertido para o Ensino de Ciências, utilizando como suporte tecnológico a plataforma digital SENECA JÁ. Foi possível observar que os estudantes realizaram a pesquisa solicitada com êxito e que as plataformas digitais auxiliam no ensino aprendizado do estudante, principalmente quando elencada a metodologia de ensino invertido. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
| Título: dc.title | O uso de plataformas digitais através do método de ensino invertido | - |
| Título: dc.title | The use of digital platforms through the inverted teaching method | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: