Exploração de tarefas em um contexto da cinemática à luz da educação matemática realística

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTavares, Marcele-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656-
Autor(es): dc.contributorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137X-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812-
Autor(es): dc.contributorTavares, Marcele-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Pamela Emanueli Alves-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-9420-8536-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1845347041325856-
Autor(es): dc.creatorCaldeira, Adriana Ikegame-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:14:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:14:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31559-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109685-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Matemática em uma fração de tempo: para professores; Matemática em uma fração de tempo: para alunos-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the result of a professional master's research and discusses alternatives for a practice of teaching mathematics based on the principles of Realistic Mathematics Education (RME), which brings mathematics as a science, broad and interdisciplinary. These possibilities come from the development and exploration of the teaching and learning of mathematics, in the light of RME, through tasks that bring in their statements learning objects constructed through the GeoGebra software and the kinematics theme. This is an interpretative qualitative research, whose focus was to develop, describe and analyze tasks and their applications to 1st year high school students at a public school in the state of Paraná, with a view to discussing and reflecting on the principles of RME through the Analysis of Written Production as an investigative practice. The applied tasks were organized in an e-book in two versions: one for students and the other for teachers. The students' version features progressive engagements; that of the professors, suggests possible solutions with guidelines that comprise RME's guiding principles. This e-book (Math in a Split Time), an educational product, is associated with the developed dissertation, in which the reflections generated from the analysis of the results, evidenced the teaching and learning potential of mathematics through kinematics from the perspective of RME.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional, no qual discute alternativas para uma prática de ensino de matemática fundada em princípios da Educação Matemática Realística (RME), a qual traz a matemática como atividade humana, com caráter amplo e interdisciplinar. Essas possibilidades são oriundas do desenvolvimento e exploração dos processos de ensino e da aprendizagem da matemática, à luz da RME, por meio de tarefas que trazem em seus enunciados Objetos de Aprendizagem construídos por meio do software GeoGebra e a temática cinemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo foco foi elaborar, descrever e analisar tarefas e suas aplicações aos estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Paraná, com vistas a discutir e refletir acerca dos princípios da RME. As tarefas aplicadas foram organizadas em dois e-books: um destinado a alunos e outro para professores. A versão dos alunos apresenta engajamentos progressivos para o desenvolvimento das tarefas; a dos professores, sugere possibilidades de solução com orientações que compreendem princípios norteadores da RME. Esses e-books (Matemática em uma Fração de Tempo), produtos educacionais, com uma relação intrínseca à dissertação desenvolvida, e as reflexões geradas a partir da análise da aplicação de três tarefas, evidenciaram o potencial de ensino e de aprendizagem da matemática por meio da cinemática sob a perspectiva da RME.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercícios-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra (Software)-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etc-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectKinematics-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleExploração de tarefas em um contexto da cinemática à luz da educação matemática realística-
Título: dc.titleExploration of tasks in a kinematics context in the light of realistic mathe-matics education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.