Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pilatti, Luiz Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4854832473320818 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gebara, Ademir | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas Júnior, Miguel Archanjo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Frasson, Antonio Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pilatti, Luiz Alberto | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Camila Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:14:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:14:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 4999-12-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3712 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109669 | - |
Descrição: dc.description | The existence of the human life is connected to work, as much the structure of societty as the formation of a person in the modernity. Work has caused crisis during history, values and cathegories have been changed, demanding a new characterization. This way, work has controlled our social structure, and has reached the point that even our free time and leisure started being integrated into it. This study has as goal to analyze the possibilities of using the time during The Brazilian workers free time. Therefore, the tecnical procedure adopted for this data collection was a documented research. The referring document is based on a nacional research through some sample residences, developed by The Brazilian Geography and Statistic Institute, in 2005. After this study, it can be noticed the necessity of reflection about how the time is used, being it during the free time, the work time or the leisure one, once time contributes the production and the structure of society in a direct way as a whole. Work, free time and leisure are dependable of each other even being found in different contexts. This way is essential to deal with time as a structuring element of the human's life. | - |
Descrição: dc.description | A existência da vida humana está atrelada ao trabalho, tanto na estrutura da sociedade como na formação do sujeito na modernidade. O trabalho causou crises ao longo da história, valores e categorias foram sendo alterados, exigindo nova caracterização. Assim, o trabalho teve domínio na estrutura social, até que o tempo livre e o lazer passaram a integrá-la. Esse estudo tem como objetivo analisar as possibilidades de uso do tempo no espectro do tempo livre dos trabalhadores brasileiros. Para tanto, o procedimento técnico adotado para a coleta de dados foi o da pesquisa documental. O referido documento trata-se da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2005. A partir desse estudo, pode-se perceber a necessidade de se refletir sobre o uso do tempo, seja este livre ou destinado ao trabalho ou ao lazer; já que o mesmo contribui de forma direta na produção e na estrutura da sociedade como um todo. Trabalho, tempo livre e lazer são interdependentes mesmo estando em esferas diferentes. Sendo assim, é imprescindível tratar o tempo como elemento estruturante da vida humana. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lazer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leisure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Produção | - |
Título: dc.title | Trabalho, tempo livre e lazer: uma reflexão sobre o uso do tempo da população brasileira | - |
Título: dc.title | Work, free time e leisure: a reflexion about the use of time by the Brazilian population | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: