
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, João da Mata Alves da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:13:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:13:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20710 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109604 | - |
| Descrição: dc.description | This work was the subject of playful use as a pedagogical resource in the teaching of children with intellectual disabilities, with a focus on the children of the State School Little Prince, the Municipality of Alto Piquiri. Displays ludo educational toys and games, as well as its evolution as a methodological resource. Stresses the importance of games in the teaching of children, especially those have limitations in their learning. Discusses the process of learning and inclusion of the child with intellectual disabilities, emphasizing the importance of inclusion for learning to occur. Displays the play through the game of chess as a resource efficient in teaching intellectually disabled children, and the importance of practice in schools as a teaching aid. Complemented by field research, the study found, through interviews and observations, the chess game used for teaching children with intellectual disabilities is of great importance. Brings as a result of the improvement in study skills development and learning of diverse curricula of children who participate in recreational activities, like playing chess. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a utilização do lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino das crianças que apresentam deficiência intelectual, com foco nas crianças da Escola Estadual Pequeno Príncipe, do Município de Alto Piquiri. Apresenta brinquedos e jogos ludo pedagógicos, bem como sua evolução como recurso metodológico. Destaca a importância dos jogos no processo de ensino das crianças, em especial das que apresentam limitações em suas aprendizagens. Discute o processo de inclusão e aprendizagem da criança que apresenta deficiência intelectual, ressaltando a importância da inclusão para que ocorra a aprendizagem. Apresenta o lúdico, através do jogo de xadrez, como recurso eficiente no processo de ensino das crianças deficientes intelectuais, bem como a importância de sua prática nas escolas como contribuição pedagógica. Complementado pela pesquisa de campo, o estudo verificou, por meio de observações e entrevista, que o jogo de xadrez utilizado para o ensino de crianças com deficiência intelectual é de grande importância. Traz como resultado do estudo a melhoria no desenvolvimento de habilidades e na aprendizagem de diversos conteúdos curriculares das crianças que participam das atividades lúdicas, como o jogo de xadrez. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiências do desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Developmental disabilities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | O lúdico como metodologia para o ensino de crianças com deficiência intelectual | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: