Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.contributor | Winfield, Claudia Marchese | - |
Autor(es): dc.contributor | Aniecevski, Matheus | - |
Autor(es): dc.creator | Quednau, Emmily Kruger | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:13:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:13:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34140 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109577 | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to analyze gamification theories and their applicability in foreign language teaching, with a focus on the English language, through a bibliographical analysis in the field of Applied Linguistics. Based on the concept of gamification, defined as the use of game mechanics in various contexts (Burke, 2015; Borges et al., 2014), the main goal is to understand its potential in the educational context as an innovative tool to motivate and engage students, transforming the classroom into a dynamic and stimulating experience. To this end, the theory of octalysis (Chou, 2015) is presented, providing a framework for understanding human motivation in gamification. In addition, the different player profiles (Zichermann and Cunningham) are discussed, relating them to the different motivating principles according to the theory of octalysis (Chou, 2015), the roadmap for applying gamification in the classroom, drawn up by Flora Alves (2015), the fundamental conceptions of language according to Bakhtin and Vygotsky's perspective on learning, crucial foundations for analyzing the effective integration of gamification into the English teaching-learning process. Finally, Matera's (2015) proposals for planning and implementing a gamified teaching practice are presented, including the integration of narrative components and game mechanics such as points, levels, leaderboards and achievements. The conclusion is that gamification, when planned properly, can create a stimulating educational environment conducive to language learning, which motivates students intrinsically, generating greater engagement. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo analisar algumas teorias da gamificação e sua aplicabilidade no ensino de línguas estrangeiras, com enfoque na língua inglesa, através de uma análise bibliográfica. A partir do conceito de gamificação, definida como a utilização de mecânicas de jogos em diversos contextos (Burke, 2015; Borges et al., 2014), visa-se compreender seu potencial no contexto educacional como uma ferramenta inovadora para motivar e envolver os alunos, transformando a sala de aula em uma experiência dinâmica e estimulante. Para isso, a teoria da octálise (Chou, 2015), é apresentada, proporcionando uma estrutura para compreender a motivação humana na gamificação. Ainda, são abordados os diferentes perfis de jogadores (Zichermann e Cunningham, 2011), relacionando-os com os diferentes princípios motivadores segundo a teoria da octálise (Chou, 2015), o roteiro para a aplicação da gamificação em sala de aula, elaborado por Flora Alves (2015), as concepções fundamentais de linguagem segundo Bakhtin (2006) e a perspectiva de Vygotsky (2007) sobre a aprendizagem, fundamentos cruciais para a análise da integração eficaz da gamificação no processo de ensino-aprendizagem de inglês. Por fim, são apresentadas as propostas de Matera (2015) para o planejamento e implementação de uma prática de ensino gamificada, incluindo a integração de componentes narrativos e mecânicas de jogo, como pontos, níveis, tabelas de classificação e conquistas. Conclui-se que a gamificação, quando planejada adequadamente, pode criar um ambiente educacional estimulante e propício à aprendizagem de idiomas, que motiva os alunos intrinsecamente, gerando maior engajamento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Gamificação no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: possibilidades para uma prática de ensino gamificada | - |
Título: dc.title | Gamification in the english language teaching-learning process: possibilities for a gamified teaching practice | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: