Gamificação no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: possibilidades para uma prática de ensino gamificada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorWinfield, Claudia Marchese-
Autor(es): dc.contributorAniecevski, Matheus-
Autor(es): dc.creatorQuednau, Emmily Kruger-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:13:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:13:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109577-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to analyze gamification theories and their applicability in foreign language teaching, with a focus on the English language, through a bibliographical analysis in the field of Applied Linguistics. Based on the concept of gamification, defined as the use of game mechanics in various contexts (Burke, 2015; Borges et al., 2014), the main goal is to understand its potential in the educational context as an innovative tool to motivate and engage students, transforming the classroom into a dynamic and stimulating experience. To this end, the theory of octalysis (Chou, 2015) is presented, providing a framework for understanding human motivation in gamification. In addition, the different player profiles (Zichermann and Cunningham) are discussed, relating them to the different motivating principles according to the theory of octalysis (Chou, 2015), the roadmap for applying gamification in the classroom, drawn up by Flora Alves (2015), the fundamental conceptions of language according to Bakhtin and Vygotsky's perspective on learning, crucial foundations for analyzing the effective integration of gamification into the English teaching-learning process. Finally, Matera's (2015) proposals for planning and implementing a gamified teaching practice are presented, including the integration of narrative components and game mechanics such as points, levels, leaderboards and achievements. The conclusion is that gamification, when planned properly, can create a stimulating educational environment conducive to language learning, which motivates students intrinsically, generating greater engagement.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar algumas teorias da gamificação e sua aplicabilidade no ensino de línguas estrangeiras, com enfoque na língua inglesa, através de uma análise bibliográfica. A partir do conceito de gamificação, definida como a utilização de mecânicas de jogos em diversos contextos (Burke, 2015; Borges et al., 2014), visa-se compreender seu potencial no contexto educacional como uma ferramenta inovadora para motivar e envolver os alunos, transformando a sala de aula em uma experiência dinâmica e estimulante. Para isso, a teoria da octálise (Chou, 2015), é apresentada, proporcionando uma estrutura para compreender a motivação humana na gamificação. Ainda, são abordados os diferentes perfis de jogadores (Zichermann e Cunningham, 2011), relacionando-os com os diferentes princípios motivadores segundo a teoria da octálise (Chou, 2015), o roteiro para a aplicação da gamificação em sala de aula, elaborado por Flora Alves (2015), as concepções fundamentais de linguagem segundo Bakhtin (2006) e a perspectiva de Vygotsky (2007) sobre a aprendizagem, fundamentos cruciais para a análise da integração eficaz da gamificação no processo de ensino-aprendizagem de inglês. Por fim, são apresentadas as propostas de Matera (2015) para o planejamento e implementação de uma prática de ensino gamificada, incluindo a integração de componentes narrativos e mecânicas de jogo, como pontos, níveis, tabelas de classificação e conquistas. Conclui-se que a gamificação, quando planejada adequadamente, pode criar um ambiente educacional estimulante e propício à aprendizagem de idiomas, que motiva os alunos intrinsecamente, gerando maior engajamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleGamificação no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa: possibilidades para uma prática de ensino gamificada-
Título: dc.titleGamification in the english language teaching-learning process: possibilities for a gamified teaching practice-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.