Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Mariane de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:13:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:13:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22061 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109566 | - |
Descrição: dc.description | This work had the thematic of Environmental Education in the school environment, allowing an analysis of the environmental issue in the course of history and its concepts defined and applied to sustainability. Emphasizing their relevance and their insertion in the learning process, thus contributing to the awareness and construction of values and analysis about human actions on the environment and its impact for future generations. Therefore, the objective of this is to analyze the importance of pedagogical work on environmental awareness in the school context. For the development of this work, a bibliographic survey was used in monographs, articles and books, and consequently a study was done related to Environmental Education in a school institution with the application of two questionnaires to the teacher and to the students. Therefore, the theoretical foundation presents in a succinct way the importance of Environmental Education teaching, and the field research allowed the analysis of the reality of the environmental theme in the school institution from a perspective of teachers and students. It is emphasized that the insertion of Environmental Education into the pedagogical process is of the utmost importance for the formation of a critical and active citizen in society. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a Educação Ambiental no ambiente escolar, permitindo uma análise da questão ambiental no decorrer da história e seus conceitos definidos e aplicados a sustentabilidade. Ressaltando sua relevância e sua inserção no processo de aprendizagem, assim, contribuindo na conscientização e construção de valores e análise sobre as ações humanas sobre o meio ambiente e seu impacto para as futuras gerações. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi analisar a importância do trabalho pedagógico sobre a conscientização ambiental no âmbito escolar. Para o desenvolvimento desse trabalho foi utilizado um levantamento bibliográfico em monografias, artigos e livros, e consequentemente foi feito um estudo de estudo relacionado a Educação Ambiental em uma instituição escolar com a aplicação de dois questionários aos docentes e ao discentes. Diante disso, a fundamentação teórica apresenta de forma sucinta a importância do ensino da Educação Ambiental, e a pesquisa de campo permitiu a análise da realidade da temática ambiental na instituição escolar em uma perspectiva da visão dos docentes e discentes. Ressalta-se que a inserção da Educação Ambiental no processo pedagógico é de suma importância para a formação de um cidadão crítico e atuante na sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A importância da educação ambiental no processo de ensino e aprendizagem | - |
Título: dc.title | The importance of environmental education in the process of teaching and learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: