Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0432-5182 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4964620822134669 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0432-5182 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4964620822134669 | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | - |
Autor(es): dc.contributor | Shimazaki, Elsa Midori | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2225-5667 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9372609347074339 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Alice Eulália de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:13:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:13:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32282 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109488 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Ensino de ciências na educação bilíngue para surdos: proposta a partir da educação CTS | - |
Descrição: dc.description | This study aims to present a proposal for Science Education with a focus on Science, Technology, and Society (STS) for deaf students, aiming for Scientific and Technological Literacy (STL) in an accessible way. The lesson plan will be adapted for teaching in Brazilian Sign Language (Libras) from material developed by FABRI and SILVEIRA (2018). The explanation of the theme aims to provide accessibility to a subject that has a direct impact on the life of the deaf individual, in which many times they are excluded from such information and are unaware of the events. The choice to develop a bilingual proposal for specialized teaching for the deaf was due to this teaching methodology being suitable for meeting these students in a differentiated and equal way, according to their physical or cognitive conditions. The methodological approach will be qualitative and interpretive in nature. For data collection, the following techniques will be used: photos, videos, materials produced by other bilingual teachers, and the researcher's records, which will be materialized in the format of a digital book (e-book) and video lessons. It is expected to contribute to the understanding and reflection of the impact of Sustainability on its ecological, social, economic, cultural, and spatial dimensions for the non-hearing community in a classroom. As a consequence of this, it is hoped that teachers who have access to this material can develop visual methodological strategies in order to promote critical and scientific knowledge to deaf students. | - |
Descrição: dc.description | Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta para o Ensino de Ciências com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para alunos surdos, visando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de maneira acessível, por intermédio de uma didática visual gestual. Nesse sentido, o material produzido teve como intuito contribuir para que a comunidade não ouvinte inserida em uma sala de aula compreenda e reflita sobre o impacto que a Sustentabilidade produz em sua dimensão ecológica, social, econômica, cultural e espacial. Assim, o plano de aula será adaptado para o ensino em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir de um material elaborado por Fabri e Silveira (2018). Desse modo, a explanação do tema visa propiciar a acessibilidade de um assunto que possui interferência direta na vida da pessoa surda. A escolha de desenvolver uma proposta bilíngue de ensino especializado para surdos ocorreu devido a esta metodologia de ensino ser propícia para atender esses alunos de forma diferenciada e igualitária, de acordo com a sua condição, seja ela física ou cognitiva. Diante disso, a abordagem metodológica é qualitativa de natureza interpretativa. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes documentos: fotos, vídeos, materiais produzidos por outros professores bilíngues e os registros da pesquisadora, que irão se concretizar no formato de um livro digital (E-book) e em videoaulas. Consequentemente, os professores que têm acesso a esse conteúdo podem aproveitar essas estratégias metodológicas visuais elencadas, a fim de promover, para os alunos surdos, um conhecimento crítico e científico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação bilíngüe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Bilingual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Ensino de ciências na educação bilíngue para surdos: proposta a partir da educação CTS | - |
Título: dc.title | The teaching of science in bilingual education for deafness: a proposal based on STS education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: