Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7684-2480 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 | - |
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5624-6398 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4879872802919794 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7684-2480 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3499880434249661 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Marcele | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6844-6525 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3399032085207656 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Gustavo Jose Wurmeister | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:13:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:13:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1109471 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Sequência didática de tarefas de análise da produção escrita para o ensino de função | - |
Descrição: dc.description | The Written Production Analysis has been successfully researched as active teaching methodology in several subjects in mathematics teaching, however, we don't know much about the use of this methodology when teaching functions. Therefore, the objective of this study is to investigate the use of Written Production Analysis Task in mathematics when teaching the concept of function, more specific affine function, through the Written Production Analysis methodology and structured by a Hypothetical Learning Trajectory. Fourteen tasks were applied, developed in accordance with the criteria of the Written Production Analysis, called TAPE (Tasks of Analysis of Production Written) and one more diagnosis task, in order to inventory what the students already knew and use that as a comparison after classes through the use of TAPE. The application of TAPE occurred in a State School, being applied in two classes of High school third grade, in which the author is the professor. For that, was developed a qualitative research done in four moments, definition of tasks to obtain written productions, elaboration of Tasks of Analysis of Production Written and the Hypothetical Learning Trajectory, preparation and application of Hypothetical Learning Trajectory and data analysis. The analysis results show a significant improvement in learning the main concepts of affine function, highlighting the potential of Tasks of Analysis of Production Written. With this research we have a material that can contribute to reinforce the Written Production Analysis as a teaching strategy, with potential application of Tasks of Analysis of Production Written, evidencing the teachers commitment with all the process, from the tasks preparation to their discussion and content formalization, highlighting the active participation of students in the teaching and learning process, becoming evident the characteristic of reflection, analysis, discussion and conclusion that TAPE provides, positive performance in relation to content learning of functions and contributions to Mathematics Education. | - |
Descrição: dc.description | A Análise da Produção Escrita vem sendo pesquisada com sucesso como metodologia ativa de ensino em diversos conteúdos no ensino da matemática, no entanto, pouco se conhece sobre a utilização desta prática no ensino de funções. Desta forma, o objetivo deste trabalho é investigar a utilização de Tarefas de Análise da Produção Escrita em Matemática no ensino dos conceitos de função e mais especificamente a função afim, a partir da Análise da Produção Escrita e estruturado por uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Foram aplicadas 14 tarefas, desenvolvidas de acordo com os critérios da Análise da Produção Escrita, chamadas de TAPE (Tarefas de Análise da Produção Escrita) e mais uma tarefa diagnóstica, com o intuito de inventariar o que os alunos já sabiam e utilizar como comparativo para depois das aulas através do uso das TAPE. A aplicação das TAPE ocorreu em uma escola estadual, sendo aplicada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio das quais o autor é o professor titular. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa realizada em quatro momentos, definição das tarefas para obtenção de produções escritas, elaboração das Tarefas de Análise da Produção Escrita e a Trajetória Hipotética de Aprendizagem, a preparação e aplicação da Trajetória Hipotética de Aprendizagem e análise dos dados. Os resultados da análise apontam uma evolução significativa na aprendizagem dos principais conceitos de função afim, evidenciando as potencialidades das Tarefas de Análise da Produção Escrita. Com esta pesquisa se tem um material que pode contribuir para reforçar a Análise da Produção Escrita como estratégia de ensino, com potencial aplicação das Tarefas de Análise da Produção Escrita, evidenciando o compromisso do professor com todo o processo, desde a preparação das tarefas até sua discussão e formalização do conteúdo, destacando a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, ficando evidente a característica de reflexão, análise, discussão e conclusão que as TAPE proporcionam, o desempenho positivo com relação a aprendizagem do conteúdo de funções e contribuições para Educação Matemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Examinations, questions, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de função afim | - |
Título: dc.title | Written production analysis tasks for teaching function concept | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: